São Paulo homenageia Ano Novo Chinês

200 anos da imigração chinesa no Brasil marca comemorações em 2012

No dia 21 de janeiro, o Consulado Geral da China promove festa em homenagem ao Ano Novo Chinês no Parque Villa Lobos. O evento deve contar com a participação do Prefeito de São Paulo.

O Bairro da Liberdade também será palco da Festa do Ano Novo Chinês nos dias 21 e 22 de janeiro, evento realizado na região desde 2005. O festival é organizado pela JCI Brasil-China, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com o Governo Federal (Ministério da Cultura). O evento é gratuito e aberto ao público.

O objetivo do da festa é difundir a cultura chinesa para a população paulistana. Tradicionalmente, o público aproveita a decoração especial, as apresentações musicais e as barracas de comida chinesa espalhadas pela Praça da Liberdade. Este ano, espera-se um público de 150 mil pessoas nos dois dias do evento. Dessa forma, a Festa demonstra ser uma das maiores comemorações do feriado fora da China.

Outra homenagem da cidade ao Ano Novo Chinês ocorreu entre os dias 11 e 15 de janeiro, período no qual a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira foi iluminada de vermelho. Além disso, o Prefeito de São Paulo concedeu, no último dia 13 de janeiro, entrevista à rede chinesa CCTV – Latin America, na qual discutiu a importância da comunidade chinesa no Brasil e do Ano Novo Chinês. A entrevista, juntamente com matéria sobre a Ponte Estaiada, deverá será transmitida na China na última semana de janeiro.

Em 2012, o Ano Novo Chinês será celebrado no dia 23 de janeiro e é considerado pelo calendário chinês o Ano do Dragão (ano 4710). No Brasil, o ano marca o 200º aniversário da imigração chinesa ao país. Estima-se uma comunidade de 200 mil descendentes de chineses no Brasil, majoritariamente concentrada em São Paulo.