São Paulo sedia “Seminário Copa 2014 - Oportunidades de Negócios”

Evento contou com a presença do prefeito da capital paulista

O prefeito da capital paulista participou nesta segunda-feira, dia 21, da abertura do “Seminário Copa 2014 - Oportunidades de Negócios”.   Durante dois dias, autoridades econômicas e esportivas vão discutir projetos de infra-estrutura nas cidades-sede dos jogos do Mundial. O evento, organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e Rede Globo, contou ainda com a presença dos ministros, representantes da CBF e do Comitê da FIFA.

São Paulo é uma das 12 cidades que terão de realizar melhorias de infra-estrutura, como construção de arenas esportivas, ampliação de aeroportos e portos, rede hoteleira, energia elétrica, saneamento básico, segurança, consideradas áreas essenciais para receber os jogos da Copa. As outras cidades são Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Cuiabá e Manaus,
 
"A cidade de São Paulo e o governo do Estado estão investindo  R$ 20 bilhões em obras de infra-estrutura, principalmente de mobilidade urbana, pois, independentemente da Copa do Mundo, elas já estavam previstas e vinculadas ao Plano Diretor", afirmou o prefeito. Na opinião dele, o estádio do Morumbi vai atender às exigências da FIFA e suas reformas serão feitas sem dinheiro da Prefeitura. "As obras no estádio são de responsabilidade do São Paulo (Futebol Clube)", garantiu.

Além desse investimento, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Ministério do Turismo, criou o programa CapaCidade, que tem o objetivo de qualificar os profissionais da área de turismo para atender os visitantes durante a Copa. Pelo menos 200 pessoas se formaram nos módulos: Guia de Turismo Regional, Aperfeiçoamento de Guias de Turismo e Agentes de Turismo Receptivo. Na próxima etapa do curso, participarão agentes de segurança, incluindo a Guarda Civil Metropolitana e as polícias Militar e Civil.

Considerado o país do futebol, o Brasil espera bater recorde de visitantes durante os 64 jogos de 2014, nas 12 cidades-sedes.  Para isso, serão investidos aproximadamente R$ 79,4 bilhões em obras de infra-estrutura. A Copa do Mundo de Futebol de 2010, na África do Sul, será uma oportunidade para dar inicío às campanhas de divulgação para a Copa de 2014.