São Paulo na Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência no Brasil

Serão três meses, cinco continentes, mais de 90 países, 100 cidades e mais de 160 mil quilômetros

A cidade de São Paulo participa nesta sexta-feira, 2 de outubro da Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência. A iniciativa é uma ação internacional da organização não-governamental Mundo Sem Guerras apoiada por centenas de instituições, presidentes, acadêmicos, celebridades do meio artístico e esportivo, ganhadores de prêmio Nobel e personalidades no mundo todo. O objetivo é mobilizar as pessoas para lutar pela paz.

A Marcha Mundial começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 quilômetros por terra.

Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. A Marcha passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

Em São Paulo, os alpinistas Bruno Sellmer e Fábio Cascino, com o apoio de seus filhos de 8 e 11 anos, respectivamente, vão escalar a fachada do Shopping Light, no centro, para fazer o descerramento de uma faixa de 30 metros que dá início à Marcha no Brasil, pontualmente, ao meio-dia. A iniciativa que conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

No Brasil, a chegada da equipe internacional está prevista para o dia 16 de dezembro em Recife (PE), passando em seguida por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Data: Sexta-feira, dia 2 de outubro de 2009
Horário: 12 horas
Local: Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15, Centro.

Saiba mais:
Português: http://marchamundial.org.br/ 
English: http://www.theworldmarch.org/