17º Salão Internacional do Transporte é aberto pelo prefeito de São Paulo

Evento deve receber cerca de 48 mil visitantes de mais de 40 países

O prefeito de São Paulo abriu nesta segunda-feira, dia 26, a 17ª edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran), realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, na Zona Norte. Com cerca de 350 expositores de 16 países, o evento é considerado um dos cinco maiores do mundo do setor de transportes e logística.

Principal centro gerador de negócios do setor na América Latina, o Salão apresenta novos equipamentos e as principais inovações do setor. Entre os expesitores estão representantes de montadoras de caminhões e veículos, fabricantes de equipamentos e acessórios, transportadoras de carga, além de empresas de combustíveis, lubrificantes e segurança. 

"A cidade de São Paulo se sente muito feliz em ser anfitriã de um encontro tão expressivo. Temos aqui o que há de mais moderno em termos de equipamentos, de veículos e de logística. Isto é muito positivo, uma vez que o país cresce na medida em que tenha infra-estrutura para o desenvolvimento", disse o prefeito, durante a cerimônia de abertura, lembrando que todo o planejamento da Fenatran foi feito em um período em que a crise econômica internacional ainda era aguda.

De acordo com estimativas da  Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil possui atualmente uma frota de cerca de 1,6 milhão de caminhões em circulação. Em 2007, o evento recebeu 47 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é que neste ano, o número ultrapasse 48 mil visitantes vindos de mais de 40 países.

Participaram também da abertura o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o secretário municipal de Transportes, entre outras autoridades.