Comitê Olímpico inaugura Casa Brasil no Pan de Santiago em parceria inédita com São Paulo

Prefeitura lança Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil neste sábado, 21; Marta Suplicy (secretária de Relações Internacionais), Cacá Vianna (Esportes e Lazer), Gilberto Natalini (Seclima) e Thiago Lobo (secretário-adjunto de Cultura), representam o prefeito Ricardo Nunes nos Jogos Pan-Americanos

A secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, participou na noite desta quinta-feira, 19, da abertura da Casa Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na capital do Chile. A iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro tem o apoio da Prefeitura, que mantém no local o Espaço Cidade de São Paulo. Neste sábado, 21, Marta conduz o lançamento das atividades da capital paulista durante as competições, ao lado dos colegas de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, Mudanças Climáticas, Gilberto Natalini, e do secretário-adjunto de Cultura, Thiago Lobo.

Abertos ao público, a Casa Brasil e o Espaço Cidade de São Paulo terão diversas atrações, numa programação que reúne cultura, gastronomia, esporte e entretenimento. A intenção do COB é divulgar a imagem do país; já a Prefeitura vai apresentar suas políticas públicas de referência e destaques da 4ª maior metrópole do planeta, projetando a cidade e o turismo e fomentando novos negócios.



A inauguração da Casa, que terá capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, ocorreu no primeiro dia de competições dos Jogos, cuja abertura oficial será nesta sexta-feira, 20, e o encerramento no dia 5 de novembro. Localizada no Parque Araucano, a Casa Brasil também vai receber os atletas e comemorar suas conquistas. A Prefeitura vai reproduzir a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro ao longo do Parapan, entre 17 e 26 de novembro.

Ao lado dos demais secretários, Marta Suplicy representou o prefeito Ricardo Nunes no evento desta quinta, que contou ainda com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca, e do embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Pacheco, além de toda equipe do COB, com o presidente Paulo Wanderley Teixeira à frente, e diversos atletas.

"Trouxemos uma ‘mini São Paulo’ para os Jogos Pan e Parapan-Americanos, com políticas públicas de vanguarda, shows, culinária”, afirmou Marta. “Acabamos de vencer o Music Cities Award 2023; somos a Melhor Cidade Global da Música. Este é só um exemplo que explica por que criamos o Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil: temos muito o que mostrar para as Américas e para o mundo. Agora, é o suor dos atletas paulistanos e brasileiros que nos inspiram. Estamos na torcida por todos e todas."

A delegação brasileira é a maior dos Jogos Pan-Americanos, e a maior da história do Brasil na competição, com mais de 600 competidores, técnicos e profissionais de apoio. Também são porta de entrada para a Olimpíada de Paris em 21 modalidades.

A governança do projeto da Prefeitura no Pan é da Secretaria de Relações Internacionais. Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Esportes participam com diversas ativações, proporcionando experiências e conhecimentos aos visitantes, além de promoverem encontros com autoridades locais e de outros países representados nos Jogos para troca de boas práticas nas áreas de sustentabilidade, relações internacionais e educação, entre outras. Cada secretaria desenvolveu seu próprio projeto para divulgação no Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil. As atividades são gratuitas e abertas ao público do parque e convidados, incluindo shows com artistas brasileiros, apresentação de escola de samba, de dança, degustação da gastronomia paulistana, aula-show de culinária, óculos de realidade virtual sobre os parques e áreas verdes de São Paulo, apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e outros projetos da Prefeitura; como o Mãos e Mentes Paulistanas, que estimula e apoia a arte de artesãos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência é quem vai cuidar da programação do Espaço no Parapan, com apoio de SMRI.