Gestão Participativa

Conselheiros do seguimento trabalhador marcam presença no Participa SUS – Região Sudeste

A Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste – CRS Sudeste realizou o PARTICIPA SUS da região no dia 06 de abril de 2013 – onde foi promovido o encontro do Secretário Municipal de Saúde, José de Filippi Junior com os Conselheiros Gestores de saúde e munícipes.
O evento ocorreu em dois momentos, sendo realizado pela manhã no Santuário N. Sa. de Fátima e São Roque compreendendo as seguintes regiões: Vila Prudente, Sapopemba, Aricanduva, Vila Formosa e Vila Carrão; contando com aproximadamente 250 participantes. Estiveram presentes os Subprefeitos de Vila Prudente/Sapopemba e Aricanduva, Vereadores e Deputados da região, Supervisores Técnicos de Saúde da CRS Sudeste, Conselheiros Gestores dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores, além de diversas entidades civis e movimentos populares.
À tarde, no Centro Universitário São Camilo, foi o momento das regiões Ipiranga, Jabaquara, Vila Mariana, Penha, Mooca, com a participação de aproximadamente 300 pessoas. Estiveram presentes os Subprefeitos das respectivas regiões, Supervisores Técnicos de Saúde da CRS-Sudeste, conselheiros gestores dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores, entidades civis e movimentos populares.
A apresentação dos indicadores da região Sudeste, realizada pela Senhora Coordenadora Regional de Saúde Sudeste, Drª Karina Barros Calife Batista, ocorreu em ambos os momentos. Na sequência, a composição da mesa contou com a presença dos Subprefeitos, Supervisores, Secretário Adjunto, Conselheiros Gestores e do Secretário Municipal de Saúde, que fez um breve pronunciamento, passando a palavra aos munícipes, que tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas e reivindicações na área da saúde das respectivas regiões, tais como: leitos em hospitais, saúde mental, reforma das unidades, contratação de profissionais, etc., bem como protocolar documentos.
O Senhor Secretário e a Senhora Coordenadora ouviram e responderam a todos os questionamentos, enfatizando que a gestão participativa se dará permanente, sendo ainda confirmadas algumas ações, como: reforma de unidades, contratação de profissionais, projeto de novos equipamentos de saúde que atenderam a esta região.