Curso de atualização - EAC (Excelência no Atendimento ao Cidadão) para AGPP’s

Coordenadoria Regional de Saúde Leste

De acordo com a proposta da EMS – Escola Municipal de Saúde, durante os meses de Outubro a Dezembro de 2012 realizamos o Curso Atualização- EAC (Excelência no Atendimento ao Cidadão) para os AGPP’S, (Assistentes de Gestão de Politicas Públicas) , que atuam no atendimento direto ao PÚBLICO nas Unidades Básicas de Saúde. O atendimento direto a população é uma pré-condição para fazer o curso de atualização e consequentemente o recebimento de parte da verba GAP, (gratificação de atendimento ao Público ). 

Passaram pelo referido curso 296 AGPP’S, que foram divididos em 12 turmas, nas dependências da ETSUS Leste II e FASM – Faculdade Santa Marcelina unidade Itaquera.

O tema trabalhado neste ano foi “VALORES E EQUILIBRIO NO ATENDIMENTO DO SUS” , o diferencial do tema foi o enfoque no atendimento de qualidade ao usuário em consonância com o equilíbrio, satisfação pessoal e o bem estar do servidor. O objetivo principal foi a sensibilização para o tema com um aprofundamento sobre as questões que geram e perpetuam o stress causando o adoecimento do individuo. O foco da reflexão foi o servidor como ser humano integral, passível de dificuldades porém com potencial de busca para uma melhor qualidade de vida. Para tanto se enfatizou a importância de identificar, refletir e lidar com aspectos que provocam o stress, irritação e agressividade nas pessoas. Temas como Boas práticas no atendimento, Ética no serviço Público, Comportamentos culturais, Deveres, Fatores desencadeantes do stress e falta de solidariedade, foram discutidos e apontadas possibilidades de mudanças de atitudes, com vistas ao equilíbrio ,saúde e bem estar geral.
O ponto alto do curso foi a elaboração de receitas criativas de bolo de bem-estar (conforme anexo – leia em detalhes). Os dados de avaliação a seguir constituem um indicativo de que devemos continuar investindo neste tipo de evento, embora não podemos desconsiderar, que como em anos anteriores tivemos avaliações negativas, porém irrelevantes. No geral o resultado foi extremamente gratificante.

Comentários referentes às avaliações do Curso – EAC 2012:

"Obrigada pela possibilidade de reflexão e mudança."
     
"Gostei da objetividade do curso. Creio que abordar assuntos leves que descontraem vale mais a pena do que ficar discutindo assuntos polêmicos que levam a solução nenhuma"
 
"Gostei muito do conteúdo e da apresentação do mesmo. Fiquei contente, pois foram levadas em consideração propostas apresentadas no ano anterior. Acredito que o caminho é esse para melhorar o funcionário e seu atendimento “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. O caminho para o autoconhecimento aliado as diretrizes e ao compromisso de trabalho"

"Obrigado pela consideração pelo lado do funcionário, todas as outras atualizações preconizavam apenas o cliente e desta vez o olhar se voltou para nós, por isso agradeço muito o curso"

"Pela primeira vez depois de anos fazendo este curso, hoje eu realmente aproveitei e aceitei o tema com satisfação plena."

 

 

 

 

 

 

 

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