Profissionais da Saúde

PROFº DR YSAO YAMAMURA – 1942-2021

Idealizador do formato da estrutura do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio, assim como do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do HMCC desde 1980.
O Profº Dr. Ysao Yamamura foi premiado e reconhecido internacionalmente por inúmeros trabalhos científicos, onde seu trabalho impactou um número incontável de pessoas, e seu legado continuará a influenciar as futuras gerações do Brasil e no mundo.

 

PROFº DR AUGUSTO CESAR MONTEIRO – 1949-2021

Mestre em Ortopedia e Traumatologia, foi Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio (1991-2007), onde deixou um legado de inestimável valor, através de trabalhos científicos no âmbito Nacional e Internacional nos Congressos que participou, agregando muito para o aprendizado dos médicos residentes do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do HMCC, onde deixou seu conhecimento e exemplo por onde passou em toda sua trajetória como médico Ortopedista, especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo.

 

PROFª DRA KOTOE UMEDA

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (1975), especialização em Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (1984) e residência médica pela Hospital Municipal de Tatuapé (1978).
Foi a principal preceptora mulher em Ortopedia Pediátrica do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Dr Cármino Caricchio.
Sua participação foi crucial para o aprendizado e formação dos médicos residentes do HMCC, assim como as aulas ministradas para os residentes mesmo após sua aposentadoria na PMSP.


 
Dr. Jorge Luiz Pereira
Coordenador da COREME do HMCC

Leandro Machado Dias e Silva
Diretor da Divisão de Ensino
E.M.S.
(Revisão)


A COREMU SMS SP, em janeiro de 2024, homenageou profissionais de saúde, no II Encontro de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), nomeando as salas de apresentação de TCR dos residentes concluintes. Na oportunidade, as salas foram nomeadas da seguinte forma:

  • Enf. Dra. Maria Angélica Crevelim (primeira Coordenadora da COREMU SMS SP 2013-2014);
  • Fga. Dra. Vera Quaglia Cerruti (primeira Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia 2015);
  • Cir. Dentista – BMF Dr. Antonio Silvio Fontão Procópio (primeiro Coordenador do primeiro Programa de Odontologia Cirúrgica Bucomaxilo – HMCC 1984); e,
  • O homenageado especial foi o Prof. Dr. Paulo Réglus Neves Freire (expoente e patrono da Educação Brasileira).


PROFª MA. MARIA ANGÉLICA CREVELIM

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Taubaté (1985). Sanitarista, Educadora em Saúde Pública e Especialista em Gestão de Pessoas pela FGV. Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004).
É servidora da Prefeitura de São Paulo desde 2002, tendo sido Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – COREMU SMS SP entre os anos de 2012 a 2015.
Como primeira Coordenadora Titular da COREMU, a Profª. Maria Angélica Crevelim desempenhou um papel de fundamental importância para que os programas de residência de área e multiprofissional da COREMU SMS SP fossem reformulados e reconhecidos tais quais são hoje.


PROFª DRA. VERA QUAGLIA CERRUTI

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2001).
Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Fonoaudiologia por 10 anos, ministrando disciplina sobre o trabalho fonoaudiológico em Neonatologia. Atuou como fonoaudióloga do Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de M. Altenfelder Silva - Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha por 28 anos. Além disso, foi coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes A. Silva - Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha - SMS-SP por 5 anos (2015-2020).
A experiência da Profª. Dra. Vera Quaglia Cerruti com neonatos e primeira infância teve impacto imensurável no decorrer dos seus 28 anos dedicados à fonoaudiologia do Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de M. Altenfelder Silva - Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha e, especialmente, durante o seu período como Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do referido hospital.

 

PROF. DR. ANTONIO SÍLVIO FONTÃO PROCÓPIO

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Clínicas Odontológicas na área de concentração de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de concentração de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade de São Paulo (1992). É professor aposentado da Universidade de São Paulo.
Foi Coordenador do Programa de Residência em Área Profissional de Odontologia Cirúrgica Buco Maxilo desde seu início (1984-2022).
Ao longo dos seus 38 anos à frente da coordenação do primeiro programa de residência de Área Profissional da Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo é inegável a importância da contribuição do Prof. Dr. Antonio Sílvio Fontão Procópio não só para prática profissional de cada egresso desse programa, mas também pelo enfoque em uma formação pautada no atendimento humanizado oriundo do SUS, pelo SUS e para o SUS, o que representa certamente um diferencial desse programa de residência.

 

PROF. DR. PAULO REGLUS NEVES FREIRE – 1921-1997

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um educador, escritor e filósofo pernambucano. Bacharel em Direito pela Universidade do Recife (hoje Universidade Federal de Pernambuco-UFPE). Nunca exerceu essa profissão preferindo atuar como professor no ensino médio, lecionando língua portuguesa no Colégio Oswaldo Cruz, em Recife, onde havia concluído os seus estudos secundários.Freire também trabalhou para o Serviço Social da Indústria (SESI) como diretor do setor de educação e cultura, além de ter lecionado Filosofia da Educação na então Universidade de Recife. 
Paulo Freire sempre se preocupou com a educação popular. Por meio dela objetivava não só escolarizar, como formar a consciência política dos indivíduos. Seus livros retratam sua filosofia e seu posicionamento em favor dos oprimidos.            Exerceu cargo de secretário de Educação da cidade de São Paulo de 1989 a 1991.Dentre as marcas de sua passagem pela Secretaria Municipal de Educação está a concessão do espaço geográfico pata criação do Centro de Formação dos Trabalhadores da Saúde (CEFOR), hoje Escola Municipal de Saúde (EMS) da Secretaria Municipal da Saúde.
É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira.