8ª COREME publica reformulação curricular exitosa do programa de psiquiatra durante a pandemia de COVID-19

Liderado por Dr. Marcelo Generoso, estudo destaca adaptações bem-sucedidas no Programa de Residência Médica em Psiquiatria de São Paulo

Um estudo recentemente publicado no periódico norte-americano Academic Psychiatry demonstra as adaptações e inovações implementadas no Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo em resposta à pandemia de COVID-19.

Intitulado “Adaptar e Superar: resultados de uma reformulação curricular de um programa de residência médica em psiquiatria durante a pandemia de COVID-19”, o artigo destaca as mudanças introduzidas entre março e outubro de 2020. Conduzido pelo Dr. Marcelo Generoso, o programa enfrentou desafios sem precedentes e respondeu com agilidade e eficácia para garantir a continuidade do ensino de qualidade.

Entre as inovações mencionadas no estudo, destaca-se a introdução de um novo estágio em psiquiatria ocupacional no Hospital Municipal de Campanha do Anhembi, o aumento dos plantões de emergência e interconsulta psiquiátrica, bem como a implementação de um estágio de psicoterapia para grupos de trabalhadores do Serviço Funerário Municipal. Além disso, quando viável, houve uma transição para o ensino teórico remoto, contribuindo para a segurança tanto dos residentes quanto do corpo docente do programa durante aquele período.

Os resultados da pesquisa revelaram que 84,6% dos residentes expressaram alta satisfação com as mudanças implementadas no programa, enquanto 77% observaram um aumento no número de pacientes atendidos durante a pandemia nos locais onde estavam alocados.

“Essa pesquisa aferiu, com metodologia condizente, o sucesso das mudanças implementadas em nosso programa”, explicou Dr. Generoso e afirmou que esse foi um dos poucos estudos no mundo que conseguiu realizar esse levantamento no momento adequado.

Além do Dr. Marcelo, participaram da concepção e condução do estudo o Dr. Paulo Mazaferro, Dr. Pedro Shiozawa e Dr. Marsal Sanches. Este trabalho não apenas destaca a capacidade de adaptação e inovação em tempos desafiadores, mas também oferece uma visão valiosa para o futuro do ensino médico em situações de crise global.