“Mais Saúde com Agente” abre inscrições para novas turmas de curso técnico para ACS e ACE

Em 2024, a parceria com as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) vai promover apoio local descentralizado na gestão do programa e na qualificação de preceptores

 Por Fernando Rodrigues dos Santos

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o Brasil têm uma nova oportunidade de capacitação. As inscrições para o programa Mais Saúde com Agente estarão abertas de 3 a 24 de junho, oferecendo curso técnico voltado especialmente para essas categorias profissionais. São 180 mil vagas para os cursos técnicos de ACS e técnico de ACE para quase todo o Brasil, com adesão de 99,9% dos municípios.

O Mais Saúde com Agente é uma continuação e expansão do programa Saúde Com Agente, que teve sua primeira edição realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A primeira turma foi um sucesso, com mais de 170 mil trabalhadores inscritos em todo o Brasil, incluindo 2.611 ACS e 394 ACE formados no estado de São Paulo, o que representa aproximadamente 30% dos agentes do estado.

Nesta nova fase, as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) terão uma participação mais ativa no processo de formação. Elas poderão adaptar partes do currículo para atender melhor às especialidades de cada território, proporcionando uma formação ainda mais adequada às necessidades locais.

Para Claudia Abreu, diretora pedagógica da Escola Técnica do SUS do município de São Paulo (ETSUS-SP), “essa customização do curso por território é um ganho, já que estaremos mais próximos da realidade de cada região e dos alunos, acompanhando a avaliação que fizerem do conteúdo e contribuindo para um maior aproveitamento.”

Os profissionais interessados devem estar atentos às seguintes informações para garantir sua inscrição:

  • Período de inscrição: De 3 de junho, às 9h da manhã, até 24 de junho, às 23h59.
  • Inscrição: será realizada através do login no portal GOV.BR utilizando CPF.
  • Documentação necessária:
  1. Documento de identificação com foto e CPF;
  2. Certificado de conclusão do ensino médio (ou estar cursando o último ano);
  3. Comprovação de vínculo empregatício (número do CNES da unidade de trabalho);
  4. Cadastro no portal GOV.BR.

 

É fundamental que os candidatos leiam atentamente o edital e preparem todos os documentos necessários com antecedência. Recomenda-se que os documentos estejam digitalizados em formato de PDF, com boa qualidade de imagem e sem rasuras, para agilizar o processo de inscrição no dia da abertura.

Com a oferta de vagas por ordem de chegada, é importante que os trabalhadores estejam prontos para fazer o acesso logo no início do período de inscrições. A preparação antecipada dos documentos pode ser determinante para garantir uma vaga no curso.

Veja todas as informações oficiais no edital, clicando no link abaixo:

Mais Saúde com Agente – Edital

 


SAIBA MAIS SOBRE A ETSUS-SP

Inserida na Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS), a Escola Técnica do SUS (ETSUS-SP) tem por finalidade oferecer cursos de Educação Profissional aos trabalhadores que atuam na área da saúde no município de São Paulo.

Faz parte da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), uma rede governamental composta de 51 Escolas Técnicas e Centros Formadores de Recursos Humanos do SUS no país, envolvendo o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para facilitar a articulação entre as ETSUS e fortalecer a Educação Profissional em Saúde.