HSPM é referência em Medicina Complementar e Integrativa

Hospital que investe em práticas de MTC será destaque em reportagem de TV

Por Genize de Souza Ribeiro
Fotos: Daniela Avancini

 

Inaugurada em 1999, a Sala de Meditação do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo – HSPM inicialmente destinada a atender a demanda contida no ambulatório de acupuntura através das práticas físicas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, evoluiu ao longo do tempo e hoje disponibiliza várias atividades que visam o bem estar do paciente.


A meditação que era uma prática pouco divulgada no Brasil, apesar de ter reconhecimento e comprovação internacional, tornou se disponível no HSPM como mais uma opção terapêutica para manutenção da saúde, desta forma tornando-o pioneiro neste segmento. No início, uma proposta um tanto inusitada, mas com o passar do tempo pesquisas mostraram seus benefícios. Com o passar do tempo o HSPM agregou as terapias complementares, constituindo a Medicina Integrativa.


Hoje, é um dos principais hospitais a desenvolver as técnicas de medicina complementar, o HSPM será destaque na programação da Rede São Paulo Saudável, TV corporativa da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, em reportagem que exalta os benefícios das atividades realizadas na Sala de Meditação do hospital.


Atualmente o Hospital do Servidor Público Municipal traz em sua diversidade de atividades complementares a Reike, Mãos Sem Fronteiras, Arte Mahikari, Cura das Atitudes, Tai Chi, Dança Circular, Meditação, Reflexologia e Yoga.
A coordenadora do setor, Dra. Joseli B. Suzin explica que o objetivo é valorizar as diversas faces do ser humano. “Vivemos um tempo de mudanças rápidas em todas as esferas, somos reflexo dessas mudanças como seres em transformação. Assim, às vezes cansamos, desistimos, mudamos de idéia, retornamos, mas estamos sempre reiniciando e buscando ajudar no que for preciso”, diz a coordenadora.


As técnicas estão disponíveis a todos que procuram o HSPM, sejam pacientes internados ou não, acompanhantes, funcionários, voluntários e ao público em geral, confira a programação nesse link.