HSPM realizou o 4° Encontro das Práticas Integrativas

Evento aconteceu dia 6 de junho, das 8h às 18h

Foto em frente ao palco, com os participantes da abertura do evento
Da esquerda para a direita: Dr. Helio Mitsuru Iha, Dra. Joseli Beatriz Suzin, Dr. Emilio Telesi Jr., Dr. Luiz Carlos Zamarco, Dr. Jou Eel Jia, Dr. Ricardo Monezi e representante da Escola Municipal de Saúde

 

O objetivo do evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, foi divulgar o trabalho que o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) desenvolve há 20 anos, integrar os terapeutas e valorizar esse contingente de voluntários que são fundamentais para o trabalho realizado na instituição, com palestras sobre as seguintes práticas integrativas: Reiki, Tai Chi Chuan, Meditação, Reflexologia, Dança Circular, Barra de Access, Constelação Familiar, Escuta Amiga, Mahikari, Mãos Sem Fronteiras, Johrei, Cura das Atitudes/Terapia do som com Tigelas de Cristal, Hipnoterapia, Essências Florais e Coaching.

O evento contou com importantes presenças na mesa de abertura: Dr. Luiz Carlos Zamarco, Superintendente do HSPM, Dra. Joseli Beatriz Suzin, coordenadora do Programa Vida e Terapia HSPM, Dr. Emilio Telesi Jr., coordenador da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Secretaria Municipal da Saúde, Dr. Helio Mitsuru Iha, diretor da Divisão de Promoção à Saúde de COGESS da Secretaria Municipal de Gestão e Dr. Jou Eel Jia, Presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa (AMC).

Dr. Luiz Carlos Zamarco disse na mesa diretiva: “Estou aqui há 40 dias e com grande satisfação fazendo abertura desse encontro. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são muito difundidas e o prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, no intuito de fortalecer ainda mais, assinaram recentemente portaria para ampliação dessas PICS nas UBS da cidade. E, assim como hoje celebramos esses 20 anos de trabalho na área, a Prefeitura também é pioneira em incentivar e apoiar as práticas”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Monezi, coordenador das áreas de Pesquisa e Ensino da Unidade de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (FMUSP), e intitulada “A ciência das práticas integrativas: passado, presente e futuro no Brasil e no mundo”, onde Monezi falou sobre o envelhecimento da população e o aumento de casos de obesidade infantil e estresse, lembrando as contribuições da PICs para um mundo mais sustentável relacionando ainda com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), entre outras questões.

Dra. Joseli Beatriz Suzin destacou que todos os profissionais envolvidos na aplicação das práticas complementares da Sala de Meditação são voluntários. “Hoje, 1/6 dos voluntários cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão aqui e agradecemos muito porque sem eles, as parcerias que temos com entidades, associações e ONGs nada disto seria possível”.

Em sua fala, Dr. Emilio Telesi Jr. reforçou esse pioneirismo. “A história precisa ser sempre contada e hoje é um dia marcante, onde devemos valorizar o que foi feito até aqui. Já temos cinquenta por cento das unidades de saúde da cidade, ou seja, 450 unidades desenvolvendo alguma prática. Além disto, a cidade de São Paulo atua de forma pioneira no país no campo das PICS ao desenvolver o Programa Residência Multiprofissional da Atenção Básica/ Estratégia da Saúde da Família Multiprofissional, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares, do qual o HSPM é um dos cenários de práticas. Por essa razão esses residentes estão aqui e o nosso desejo é sair do nível ambulatorial e colocar para os pacientes internados”.
Representando a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), Dr. Helio Mitsuru Iha citou a importância das práticas em relação ao trabalho de prevenção em saúde. “Importante lembrar a abordagem preventiva e, em alguns casos, até curativa dos agravos por meio destas práticas que tem sido muito produtiva em vários aspectos. Temos que estimular essas atividades, trazendo alívio e bem-estar das dores físicas e emocionais. Parabenizo a equipe organizadora pelo evento e as equipes que realizam as práticas nesses 20 anos em beneficio de todos os servidores”.
 

Parcerias de sucesso
O HSPM é referência quando o assunto são as práticas integrativas e complementares, tendo entre os parceiros desse trabalho a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), por meio da coordenação de Gestão da Saúde do Servidor (COGESS).
 

Fotografia dos participantes do evento sentados, lotando o anfiteatro
Participantes do evento


Sala de Meditação

O Programa Vida e Terapia coordena a Sala de Meditação da instituição, onde são realizadas as Práticas Integrativas e Complementares, e é o local onde funcionários, pacientes (internados ou não internados), acompanhantes, voluntários e o público em geral tem acesso a uma diversificada gama de práticas complementares de saúde, que complementam o atendimento da medicina clássica.

As atividades disponíveis são: Arte Mahikari, Barra de Access, Cura das Atitudes, Dança Circular, Escuta Amiga, Hipnoterapia e Essências Florais, Lian Gong, Mãos Sem Fronteiras, Meditação, Reiki, Tai Chi Chuan da Família Yang, Terapia do Som com Tigelas de Cristal e Constelação Familiar.

Todas as atividades da Sala de Meditação são gratuitas e abertas ao público em geral, com exceção da Massoterapia e da Reflexologia Podal, que são exclusivas para servidores do HSPM e PMSP e seus dependentes.

Acesse mais informações sobre a Sala de Meditação e cada prática citada acima.



SERVIÇO:
Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Rua Castro Alves, 60, Aclimação – São Paulo
A Sala de Meditação localiza-se no 9º andar