HSPM promoveu ação em prol do Dia Mundial de Combate ao Câncer

Atividade foi realizada em parceria com o Instituto Amor em Mechas

Por Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado na terça-feira (04/02), o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), por meio da Central de Ação Voluntária (CAV), sediou ação solidária do Instituto Amor em Mechas – IAM.

A atividade foi realizada no saguão do 3º andar do Hospital e contou com arrecadação de mechas de cabelo, corte gratuito feito por cabeleireiros voluntários, distribuição de creme para os cabelos, batom e esmalte para os doadores e entrega de 10 ‘Kits do Amor’, contendo peruca, lenços, álcool gel, garrafa de vidro, maquiagem, esmalte, brinco, colar de pérola, livro, turbante e uma mensagem. Os primeiros cinco kits foram distribuídos durante o evento para servidores que estavam em tratamento de quimioterapia. Os demais serão distribuídos pelo Serviço Social aos pacientes em tratamento quimioterápico ou com alopecia.


Foto de antes e depois do corte de cabelo de uma servidora do hospital

Corte de cabelo para doação

Foto de antes de depois do corte de cabelo de uma servidora do hospital  

Débora Pieretti, fundadora do IAM, explicou o objetivo da ação. “É um dia de conscientização sobre a importância da prevenção, de falar sobre o câncer, desmistificando a palavra câncer. Com ações como essa no hospital, a gente divulga o ‘Amor em Mechas’, não só na arrecadação, mas também na doação, porque a mulher que precisa, ela não acredita que pode ganhar uma peruca de cabelo 100% natural e um kit do amor com tanto produto bom. Hoje, em média, uma peruca de cabelo natural custa mil reais e fazemos isso de doação, totalmente gratuito. Não cobramos nem o frete quando é para outra cidade ou estado”.

As ações do Instituto Amor em Mechas são apoiadas pelo Rotary Club de São Paulo Aclimação.


Parceria de longa data


O HSPM, em parceria com o IAM, realiza de forma contínua campanhas de arrecadação de mechas de cabelos em um trabalho que busca auxiliar no resgate da autoestima e qualidade de vida as pessoas em tratamento de quimioterapia, alopecia e outras doenças que causam a perda dos cabelos.

As regras para doação são: O cabelo deve medir, no mínimo, 15 centímetros; Pode conter química; Os fios precisam estar limpos e secos; Basta amarrar firme com um elástico os cabelos antes do corte e, depois, colocá-los em um saco plástico para serem depositados na “Urna Amor em Mechas”, que fica localizada na sala da Central de Ação Voluntária (CAV), no 2º andar do hospital. O horário de funcionamento da CAV é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Informações nos telefones: (11) 3397-7743 e 7744.
 

Profissionais voluntários que participaram do evento