HSPM promoveu recepção dos novos médicos residentes

59 profissionais se apresentaram para o início dos programas de residência

Por: Fernanda Viana e Tatiana Ferreira
Fotos: Daniela Avancini



O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizou nesta segunda-feira (2/3), a solenidade de recepção dos 59 novos Médicos Residentes do Programa de Pós-Graduação.

A cerimônia de abertura, realizada no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles, contou com a presença do Dr. Luiz Carlos Zamarco (Superintendente do HSPM); Dra. Juliane Cristina Burgatti (Diretora de Divisão Técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa), Dr. Alexandre Sant’Anna Crippa (Diretor do Departamento de Atenção à Saúde), Dr. Carlos Saraiva Martins (Coordenador da COREME) e Dr. Marco Aurélio Leão Beltrame (Presidente da Associação dos Médicos Residentes), além de diretores, coordenadores, assessores, supervisores de programa, preceptores e servidores do hospital.

Mesa de abertura do evento.

Em sua fala, o Superintendente do hospital Dr. Luiz Carlos Zamarco destacou o empenho do hospital para ofertar ensino de boa qualidade aos residentes



“Somos um Hospital-Escola e nossa missão é Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência. O hospital aposta na disseminação do conhecimento e das boas práticas profissionais para proporcionar um atendimento de excelência aos pacientes”, falou Dr. Luiz Carlos Zamarco. Em sua fala, o Superintendente ressaltou ainda a estrutura e o suporte que o HSPM coloca à disposição dos residentes.

O evento contou com uma homenagem ao Dr. Bruno Fernandes Ceranto que obteve a maior nota geral no processo seletivo do Programa de Residência realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Pelo feito, o médico pode escolher em qual unidade efetuaria a matrícula para cursar residência em Cirurgia Plástica. “Escolhi o Hospital do Servidor Público Municipal por ele oferecer uma qualificação completa na área e também porque tive contato com outros residentes que indicaram e falaram muito bem do estágio realizado no hospital”.


Fotos do Dr. Bruno e da plateia do evento.
Dr. Bruno Fernandes Ceranto (centro) passou em primeiro lugar no processo seletivo de Residência Médica e recebeu um jaleco personalizado da Dra. Juliane Cristina Burgatti (esquerda) e do coordenador da Cirurgia Plástica, Dr. José Augusto Calil


Estrutura de funcionamento

Para facilitar o processo de adaptação dos novos residentes R1, o hospital preparou uma sequência de apresentações para os novos integrantes conhecerem o fluxo de trabalho de setores do hospital com os quais terão interação, como: Farmácia, Centro Cirúrgico, Segurança, Psicologia e Medicina do Trabalho, entre outros.

Na sua apresentação o vice-coordenador da COREME, Dr. Pedro Marcos Santinho Bueno de Souza, esclareceu pontos relevantes sobre as responsabilidades do Médico Residente no HSPM, tais como a obrigatoriedade de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso e participação nas atividades didáticas promovidas pelas unidades do HSPM.

O atual Diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Dr. Alexandre Sant’Anna Crippa, foi residente no HSPM em Cirurgia Geral e Urologia e aproveitou a ocasião para compartilhar sua experiência de vida com os novatos para motivar e mostrar que é possível evoluir profissionalmente dentro do hospital.

Quem gostou da recepção foram os Residentes R1, Dr. Henrique de Almeida e Dra. Raquel Bessa, que optaram pela Residência Médica em Otorrinolaringologia. “Além de ter trocado informação com outros residentes que passaram pelo hospital, outro fator que destaco como positivo para escolher o HSPM foi o alto volume de atendimento que é realizado aqui, possibilitando ganhar experiência com diversos casos”, disse Henrique. “A expectativa é alta e a melhor possível”, completou Raquel.



Plateia lotada do anfiteatro
Na solenidade de recepção dos 59 novos Médicos Residentes, eles conheceram a estrutura do hospital e as regras do Programa de Pós-Graduação

 

Residência Médica
O HSPM possui Residência Médica há mais de trinta anos e atualmente conta com 184 vagas credenciadas pelo Ministério de Educação/MEC.

Neste ano, foram abertas 73 vagas em 21 programas, englobando áreas básicas (Cirurgia Básica, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia/Traumatologia), e especialidades clinicas e cirúrgicas: Anestesiologia, Cirurgia da Mão, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Nefrologia, Neonatologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Urologia. Das vagas ofertadas, 59 já foram preenchidas e as demais deverão ser ocupadas nas próximas chamadas. Os programas têm duração de 2 ou 3 anos, dependendo da especialidade.