Dia Nacional do Teste do Pezinho e a sua importância

HSPM realiza aproximadamente 90 testes mensais

Imagem de pés de recém-nascido

 

Por Fernanda Viana e Giovanna Anjos

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, 6 de junho, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) reforça a importância desse diagnóstico precoce como forma de prevenção contra as sequelas que diversas doenças congênitas assintomáticas podem causar no organismo.

O exame é feito com um furinho no calcanhar, coletando uma gotinha de sangue para ser analisada e indicar se o recém-nascido tem alguma doença genética, infecciosa ou metabólica. No HSPM, o teste é realizado após 48 horas do nascimento do bebê, gratuitamente, e o hospital fornece para a mãe um protocolo que permite o acesso ao resultado via internet depois de 15 dias da coleta.

A Enfermeira Marilene Carvalho Machado, Coordenadora da Seção Técnica Materno-Infantil, explica que com o diagnóstico e início rápido do tratamento é possível evitar sequelas e garantir melhor qualidade de vida às crianças. “É um exame simples e rápido, mas de extrema importância na vida do recém-nascido e sua família.”

O Teste do Pezinho é essencial, pois as doenças não apresentam sintomas no nascimento e se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde.