Hospital do Servidor Público Municipal retoma atendimento gradual

Pacientes devem aguardar contato telefônico do hospital

Por: Daniela Avancini

Na próxima segunda-feira, 15 de junho, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) inicia o projeto piloto de retomada gradativa dos atendimentos para consultas médicas de especialiadades, exames e cirurgias eletivas, que estavam paralisados como medida para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. O HSPM está entrando em contato telefônico com os pacientes que já tinham consultas de retorno agendadas e avisando sobre a nova data e horário.

As consultas nos ambulatórios seguirão a ordem cronológica de agendamento e a orientação é aguardar o contato do hospital, pois seguindo as medidas de proteção e segurança, o número de consultas e exames diários serão reduzidos para evitar aglomerações e não será permitida a entrada de pacientes sem agendamento.

Orientamos que os pacientes respeitem o horário de agendamento e não cheguem com antecedência e venham sozinhos para as consultas e exames – excepcionalmente será permitida a entrada de apenas um acompanhante, após triagem na entrada do hospital.

Durante o período da pandemia da COVID-19, o hospital reduziu ao máximo a circulação de pessoas no HSPM, para a proteção dos funcionários e pacientes. E os cuidados nessa fase continuam: a recomendação é que todos os pacientes, acompanhantes e funcionários usem máscara de tecido, conforme o Decreto Municipal nº 59.360 (15/04/2020), higienize as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool em gel e respeite a distância entre as pessoas, evitando aglomerações.





Além do retorno das consultas presenciais, desde o dia 25 de maio, o HSPM começou a atender por telefone os retornos de pacientes que já tinham realizado os exames solicitados pelos médicos. Após prévio agendamento feito pelo HSPM, o médico entra em contato no dia e horário combinado.

O projeto piloto começou com a Clínica de Urologia - que já atendeu 288 pacientes nessa modalidade, zerando a fila de consultas de retorno preventivas realizadas anualmente por homens acima de 50 anos -, e foi ampliado para as Clínicas de Gastrocirurgia, Endocrinologia e Anestesia (avaliação pré-operatória).

Após o contato telefônico, o médico informa ao paciente a data do próximo retorno e exames se necessário. Nos casos de prescrição de exames e receitas, o paciente ou um familiar é orientado a retirar o formulário no HSPM.

A satisfação dos pacientes com esse acolhimento tem sido grande, pois mesmo em um momento de isolamento social, é importante continuar cuidando da saúde.

Médicos do HSPM em atendimento telefônico
Depoimento e foto do paciente Antonio

Depoimento e foto do paciente Edson

Depoimento e foto da paciente Luiza
Pedimos a colaboração dos usuários do HSPM para aguardarem contato telefônico referente as consultas de retorno. Lembramos que o período de quarentena no estado de São Paulo foi prorrogado até 28 de junho.