Equipe do Serviço Social do HSPM auxilia na reinserção familiar de paciente

Homem sem identificação deu entrada no Pronto-Socorro, porém, família foi localizada após esforço da equipe do hospital

Por: Rosângela Dias

Um dos objetivos do Serviço Social é promover a inclusão/reinserção familiar de pacientes que perderam ao longo da vida seus vínculos, seu papel junto à família e a sua rede social. A equipe de assistentes sociais do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) vivenciou recentemente uma experiência positiva com um pacientes nesta situação.

Em junho, M.J.S, de 48 anos e sem documento de identificação, deu entrada no Pronto-Socorro Adulto (PSA) do hospital com sintomas de pneumonia. A equipe do serviço social do HSPM, conforme protocolo, entrou em contato com órgãos oficiais na tentativa de identificação.

Apesar das dificuldades iniciais para obter informações por conta da confusão mental do paciente, foi possível chegar à localização de familiares no estado de Minas Gerais, com apoio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
 

foto do paciente sentado no carro indo para sua cidade natal



Ana Maria Cardoso Munhoz, coordenadora do Serviço Social do HSPM, explica que foi realizada a sensibilização da família e do próprio paciente, preparando-os para uma mudança de comportamento sempre com foco na dignidade humana. Após receber alta, M. seguiu para o município de origem, onde foi acolhido pelos familiares.

“Ficamos muito felizes quando recebemos manifestação de elogio e agradecimento da família à equipe confirmando que o esforço valeu a pena. Enfim, assim é o trabalho do Serviço Social, invisível para alguns, mas muito valioso para quem o recebe.”

O HSPM parabeniza as assistentes sociais responsáveis pelo atendimento: Alessandra M. Nunes, Fernanda M. Rodrigues e Ligia Maria P. Boulhosa.