Dia Internacional do Voluntariado é celebrado em 5 de dezembro

Além da Central de Ação Voluntária (CAV), o HSPM também conta com colaboradores voluntários nas Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

Foto dos voluntários das práticas integrativas e da central de ação voluntária do hspm

Parte das equipes das Práticas Integrativas Complementares (esquerda) e da Central de Ação Voluntária (direita).  

O voluntário é quem dedica parte do seu tempo em uma ação de interesse social e de bem-estar, sem remuneração. Cinco de dezembro foi escolhido como Dia Internacional do Voluntariado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear e promover o movimento em toda a sociedade.

O HSPM conta com a participação do trabalho voluntário em duas frentes. A Central de Ação Voluntária (CAV) possui 19 voluntários, com objetivo de trabalhar a assistência hospitalar, minimizar o trauma e o sofrimento decorrentes da hospitalização. A ação estimula a boa convivência entre paciente, acompanhante e os profissionais envolvidos com a internação. Neste momento de pandemia, as atividades estão temporariamente suspensas para preservar a saúde dos participantes.

O hospital também dispõe de cerca de 90 terapeutas que atuam de forma voluntária nas Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pelo Programa Vida e Terapia. As práticas são realizadas na sala de meditação (9° andar) com horário marcado e, por conta da necessidade de isolamento social, estão também em número reduzido, sendo que algumas estão sendo realizadas de modo online.

O HSPM parabeniza e agradece a todos os voluntários pelo cuidado e empenho nas ações que fazem a diferença no cotidiano de pacientes, acompanhantes e funcionários.