Banco de sangue do hospital reabre para doadores

De segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h30

Doe sangue, doe amor

Por: Rosângela Dias
Arte: Daniela Avancini

O atendimento no banco de sangue do HSPM foi retomado pela Colsan em setembro, após ser interrompido por conta da pandemia da Covid-19. A doação de rotina é essencial para manter o nível do estoque, porém, a procura tem ficado abaixo do esperado. A estimativa é que seriam necessários 50 doadores por dia, no entanto, a procura nos últimos meses tem ficado em torno de 10 pessoas diariamente.

A servidora pública Márcia Ferreira Tegangno mantém o hábito de doar com frequência. Ela compareceu ao banco de sangue do hospital no dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, acompanhada pela filha, Giulia Tegangno, de 16 anos, que doou pela primeira vez.

“Tento doar pelo menos uma vez por ano e como minha filha já tinha consulta, acho que ela ficou estimulada e decidiu doar também”, afirmou a servidora. Os interessados em doar podem comparecer ao banco de sangue localizado no 4° andar do HSPM, de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h30.

 

Fotos das doadoras

Para doar sangue você deve:
• Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
• Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos;
• Pesar acima de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde;
• Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-5303. Incentive amigos e familiares a doar. A doação de sangue salva vidas.

 Responsável pela coleta de sangue no HSPM
Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue)