Anestesiologia do HSPM conclui primeira turma de residentes

Quatro médicos integraram programa de residência no hospital durante os últimos três anos


Fotos os quatro médicos residentes formados em anestesiologia

Da esquerda para a direita: Dr. Everton Oliveiros Souza, Dra Tainá Guedes Pimentel,
Dra Renata Jéssica Brasil Romano 
e Dr. Yan Potier. 

Por: Rosângela Dias

O mês de fevereiro marca o encerramento da primeira turma de residentes de Anestesiologia formada pelo Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Durante os últimos três anos, o grupo, composto por quatro médicos, participou do cotidiano do hospital com atividades práticas supervisionadas por especialistas.

A experiência incluiu acompanhamento da realização de cirurgias eletivas, avaliação pré-anestésica e pós-operatório, atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência. A atuação dos residentes ocorre de segunda a sexta-feira, além de um plantão semanal de 24 horas.

“Essa é nossa primeira turma de residentes, todos muito dedicados e que vieram de várias partes do Brasil. Estamos muito orgulhosos”, destacou a coordenadora da Clínica de Anestesiologia, Dra Débora Cristina Ribeiro Fontes.

Para o Dr. Yan Potier, de Goiás, a residência foi enriquecedora. “Foi uma experiência muito produtiva. Fizemos grandes amigos e obtivemos muito conhecimento. Vamos levar um pouco de cada um no coração e na nossa profissão.” A Dra Renata Jéssica Brasil Romano, de Manaus, também falou sobre a experiência. “Foi desafiador no começo, amadurecemos junto com o serviço”.

Vinda de Rondônia, a Dra Tainá Guedes Pimentel classificou o período como a realização de um sonho. “Foi desafiador. A família distante é algo que nos deixa emocionalmente abalado, mas no fim, vemos que toda a jornada valeu a pena.” O Dr. Everton Oliveiros Souza, de São Paulo, ressaltou como foi fazer parte da primeira turma de residentes da especialidade. “A adaptação foi rápida e o serviço deu todas as condições para fazer a residência de qualidade.”

 

Fotos de todos os médicos anestesiologistas

Médicos residentes com a equipe de Anestesiologia do HSPM. 

Novas turmas
Médico preceptor da turma de residentes de Anestesiologia, Dr. Thiago Maranhão, lembra que o projeto foi idealizado em 2017 com a ideia era promover a especialidade no HSPM. “A residência veio para ficar e vai formar muitas gerações”, disse o especialista.

O HSPM conta com outras duas turmas de residentes de Anestesiologia em andamento. Além do Dr. Thiago Maranhão, a residência conta com outros colaboradores: Dr. Fernando Flores, Dr. José Caruso, Dra Fernanda Linhares e Dra Amanda Calili.

“A existência de um programa de residência engrandece todo serviço médico. A formação de novos profissionais é uma tarefa que exige enorme responsabilidade e que torna imprescindível que a equipe se mantenha sempre atualizada e pró-ativa”, salientou a Dra Amanda Calili.

O HSPM conta com programa de Pós-Graduação em 21 especialidades. Neste ano, foram disponibilizadas 73 vagas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).