Doações de sangue no HSPM caem 64,5% em um ano

Atendimento: de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h30

Por: ASCOM Secretaria Municipal da Saúde

Os hemocentros da capital foram muito afetados com a redução dos estoques em 2020, por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) foi um deles e registrou queda de 64,5% nas doações, de 4.993, em 2019, para 1.769, no ano passado, a menor quantidade anual já registrada no local, fundado em 2001. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão em deficit no Banco de Sangue do HSPM. A expectativa é recuperar os estoques neste ano e por isso a instituição solicita aos profissionais da rede municipal de saúde que doem sangue.

Uma única doação pode salvar vidas de até quatro pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão ou submetidos a tratamentos, intervenções médicas e feridos. Por isso, doar sangue independe de parentesco entre o doador e quem receberá a doação. É essencial manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando alguma pessoa conhecida precisar.

Doadora de sangue assídua há 12 anos, Renata Salatiel Ferreira, assistente de gestão de políticas públicas na Secretaria de Comissões do HSPM, conta que no ano passado não fez as doações anuais que costuma fazer por causa da pandemia, mas que já voltou a contribuir. “Comecei a doar em 2009, após assistir a uma palestra sobre o assunto em um trabalho anterior, e desde então eu faço três doações por ano. Em 2020, não pude doar por conta da pandemia, estava mais receosa, mas voltei assim que pude. Doar sangue, para mim, é uma coisa muito bonita, é dar ao outro sem olhar a quem. Isso para mim é fundamental e acho que todos nós deveríamos contribuir.”

Para garantir a segurança de doadores e funcionários do local durante a pandemia de Covid-19, foram implantados protocolos como uso de máscara, distanciamento social no corredor de espera e disponibilização de álcool em gel em todos os setores do banco de sangue. Além disso, as poltronas de doação são higienizadas com álcool após o término de cada doação e a entrada de doadores no hospital é diferente da de pacientes para diminuir o contato direto. Quem preferir, pode fazer o agendamento pelo telefone (11) 3277-5303, mas, como ultimamente o banco de sangue está vazio, não há necessidade. Localizado na rua Castro Alves, 60, Aclimação, 4° andar, o Banco de Sangue do HSPM atende de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h30.

Para doar é necessário não ter risco para doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids ou hepatite. Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes ao ano, e mulheres a cada três meses, até no máximo três vezes ao ano. No caso das vacinas contra a Covid-19, quem tomou a dose da Coronavac/Butantan deve esperar 48 horas para realizar a doação, já quem tomou a dose do imunizante de Oxford/ Astrazeneca deve aguardar 7 dias.
 

Requisitos para ser um doador:

  • Portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos
  • Pesar acima de 50 kg
  • Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas e gordurosas
  • Estar em boas condições de saúde