Residentes de Otorrino concluem formação

Nos últimos três anos, profissionais tiveram aulas teóricas e práticas no HSPM

Fotos das médicas

Médicas residentes com a coordenadora da Otorrinolaringologia do HSPM.
 



O curso de residência em Otorrinolaringologia do HSPM, que existe desde 1979, encerra neste mês a formação de duas profissionais. A Dra Amanda Fonseca Ribeiro Ianne e Dra Thaís Cristina Carvalho frequentaram a instituição nos últimos três anos, quando passaram por ensino supervisionado, tanto clínico quanto cirúrgico.

“Elas passaram por diversas áreas da especialidade, laringologia e voz, otologia, rinologia, otoneurologia, provas eletrofisiológicas. Isso faz com que a formação fique o mais ampla possível e todos se beneficiam, tanto o serviço quanto os assistentes e residentes”, destacou a coordenadora da Clínica de Otorrinolaringologia, Dra Fátima Regina Abreu Alves, que foi residente no HSPM entre os anos de 1987 e 1989.

O curso do HSPM é credenciado pelo Ministério da Educação e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Após o fim das aulas práticas e teóricas, as residentes estão se preparando para fazer a prova de título.

Nascida em Minas Gerais, a Dra Thais afirma que a residência foi um dos pilares da sua formação acadêmica. “Sem dúvidas foi um marco decisivo na minha vida, tanto pessoal quanto acadêmica e uma fase que será lembrada com saudosismo”.

A Dra Amanda, avalia os três anos como residente no HSPM como um período de muito aprendizado. “O que mais me marcou foram os desafios do primeiro ano, por ser uma especialidade que temos pouco contato na faculdade”.