Dia Mundial do Rim é comemorado em 11 de março

Excesso de sal e uso de medicamentos sem orientação médica podem afetar a saúde do órgão

Por: Rosângela Dias e Giovanna Anjos

Nesta quinta-feira (11/03) é comemorado o Dia Mundial do Rim, órgão que funciona como uma espécie de filtro do corpo, retirando as impurezas do sangue e o excesso de água do organismo. A data tem objetivo de conscientizar a população sobre a saúde dos rins, uma vez que as doenças renais não costumam apresentar sintomas nos estágios iniciais, o que contribui para o diagnóstico tardio. A estimativa é que uma em cada 10 pessoas no mundo tem insuficiência renal crônica ou falência renal.

Os rins auxiliam no controle da pressão arterial, por isso, a hipertensão pode provocar distúrbios, assim como a diabetes, que pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, interferindo no funcionamento adequado. Além disso, outros hábitos podem causar problemas renais.

“Excesso de sal na dieta, consumo descontrolado de muita proteína e o uso de anti-inflamatórios e diuréticos sem orientação médica também podem acarretar problemas nos rins”, exemplificou o Dr. Vito Bignardi Neto médico, coordenador da Clínica de Nefrologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). O dia do nefrologista, especialista no tratamento de distúrbios renais, é comemorado nesta semana, em 8 de março.

Caso o paciente seja diagnosticado com insuficiência renal (quando o órgão perde a capacidade de efetuar corretamente as funções básicas), podem ser necessárias as sessões de hemodiálise, terapia que filtra o sangue e remove as toxinas do corpo por meio de uma máquina e um dialisador. Após a remoção das impurezas na máquina, o sangue é devolvido ao corpo. No caso da diálise peritoneal, a função do rim é substituída por um cateter fixo, inserido no abdômen do paciente.

Foto com médicos da equipe de nefrologia do HSPM

Equipe da Clínica de Nefrologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). 


Transplante - Quando a doença crônica está em estágio mais avançado, o paciente pode ter a indicação de transplante. O número de cirurgias nesta modalidade vem crescendo nos últimos anos. De acordo com informações do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), 2.672 transplantes de rim foram realizados em 2001, enquanto que em 2019, foram totalizadas 6.323 cirurgias.

Os distúrbios renais podem afetar todas as faixas etárias e gêneros. Como a doença é assintomática, é aconselhável prestar atenção em pequenos sinais, como a diminuição na produção de urina ou se a mesma está espumosa ou de coloração mais escura.

“É importante procurar o médico regularmente, não usar medicação sem prescrição e fazer exames de sangue e urina quando houver solicitação médica”, orientou o nefrologista do HSPM.