Parceria entre HSPM e GCM, projeto terapêutico com cães está de volta

Cinoterapia foi retomada nesta terça-feira (28/09) após suspensão em consequência da Covid-19

Cinoterapia

Texto: Rosângela Dias
Fotos: Daniela Avancini

Hoje foi um dia festivo no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), quando foram retomadas as atividades do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) dentro do Programa de Gestão Humanizada do hospital. A cinoterapia (projeto de terapia assistida por animais) existe no HSPM desde 2018, porém, as visitas haviam sido interrompidas no ano passado por conta da pandemia da Covid-19. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (28/09) na Enfermaria de Geriatria e foi abrilhantada pela apresentação do coral da GCM.
 




Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas, a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Sra. Elza Paulina de Souza, a Superintendente Dra. Elizabete Michelete, Sr. Agapito Marques, Comandante Geral da GCM, Dra. Flávia Ivana Pallinger, Chefe de Gabinete, Dr. Marcos Yoshio Yano, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Dr. Vicente José Salles de Abreu, diretor do Departamento de Apoio Técnico (DAT), Sra. Érica Held Fonseca, respondendo pelo expediente do Departamento Técnico de Administração e Infraestrutura (DAI), Sra. Marianna Collela Aragão, diretora da Gerência Técnica de Internação, Sr. Alan dos Santos de Jesus, engenheiro DAI, entre outros convidados.

A Secretária Municipal de Segurança Urbana se emocionou ao ver a interação dos animais com os pacientes. “Eu sempre choro, em especial quando envolve uma das coisas que mais amo na vida, como é o caso do canil, uma das minhas grandes paixões entre outras na GCM. Essa parceria é uma forma de agradecer um pouco aqueles que trabalham pela saúde da população, especialmente neste momento de pandemia”, disse a Sra. Elza Paulina de Souza.

A interação dos cães aconteceu no hall da enfermaria e também nos leitos. “Podemos observar no rosto dos pacientes a alegria em receber essa visita. Estamos muito felizes com a retomada desse projeto terapêutico tão importante que estimula a comunicação paciente/equipe de saúde e beneficia a recuperação dos pacientes”, afirmou a Superintendente Dra. Elizabete Michelete.



Atendimento humanizado

Coordenadora da Clínica de Geriatria, Dra. Renata F. Nogueira Salles reforça que a cinoterapia proporciona benefícios físicos e mentais e também tem impacto no cotidiano de familiares e amigos dos pacientes e dos profissionais.

“Os cães são facilitadores para o paciente manifestar seus sentimentos. A internação é um momento doloroso, apreensivo, então é a hora que eles conseguem relaxar. Vemos a importância disso para os cuidadores também e familiares que estão acompanhando a internação. Também fortalece o vínculo da equipe e facilita a comunicação com os pacientes. É um momento de humanização realmente”, destacou a coordenadora da Clínica de Geriatria do HSPM.


Visitantes ilustres

Os cães Hanna, Zahra, Saru, Max, Roma e Balder foram os escolhidos para levar alegria e distração aos pacientes da Geriatria. Uma delas é a Fátima Ferreira Mariano, que fez questão de receber os visitantes no hall da enfermaria. Ela contou que a ação ajuda a matar um pouco da saudade de Thor, seu pitbull de dois anos de idade. “Achei o evento interessante, ajuda porque a gente fica estressada por ficar longe da família, mas acho que (a visita) ajuda porque o cachorro é o amigo mais fiel que podemos ter”.

Quem também se encantou com a atividade foi Haroldo Marques Nogueira Cobra. “Foi uma surpresa muito grande. Vemos esse tipo de coisa na televisão, mas nunca tinha participado. Dá mais do que um ânimo, deixou um gostinho de quero mais”, afirmou o paciente.

Para Dayr Ferreira, ter a presença canina durante o período de internação trouxe boas recordações. “É muito bom, uma oportunidade de receber esse carisma tão grande de um animal assim faz a gente retornar a vida de criança”.