Setembro Dourado: campanha chama atenção para câncer infanto-juvenil

Pacientes têm altas chances de cura quando a doença é diagnosticada em fase inicial

Por: Thayná Franzo

A campanha Setembro Dourado tem o intuito de chamar a atenção de pais, responsáveis e profissionais da saúde aos sintomas que caracterizam o câncer infanto-juvenil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a doença representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes. Entretanto, a cura é possível em cerca de 80% dos casos, quando há diagnóstico precoce.

O câncer tem origem na reprodução descontrolada de células anormais em consequência de alteração no DNA. Leucemia (câncer na medula óssea), tumores no sistema nervoso central e linfomas são alguns tipos mais frequentes entre crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora da Clínica de Pediatria do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), Dra. Denise Silvia M. A. Adamo, é preciso ligar o sinal de alerta quando surgem os seguintes sintomas: febre persistente, manchas roxas na pele sem histórico de traumas, sangramentos pela boca, nariz ou ânus, aumento do volume abdominal, perda de peso e dores ósseas, dores de cabeça e perda de visão e equilíbrio.

A orientação é procurar ajuda médica para verificar se os sintomas são de outras doenças comuns entre crianças e adolescentes. ‘’O paciente deve contar com o apoio do médico pediatra, do oncologista infantil e com uma equipe multidisciplinar para iniciar o tratamento mais adequado para cada tipo de agravo, podendo necessitar de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia’’, detalha a médica.

Como não há evidências cientificas sobre as causas dos tumores infanto-juvenis, o diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para elevar as chances de cura.