Central de Ação Voluntária completa 20 anos

Voluntários da CAV ajudam a amenizar a dor e levar alegria a pacientes e funcionários


Duas fotos, do lado esquerdo com muitas voluntárias e na direita apenas uma cortando um bolo.
Voluntárias comemoraram a data, com a participação da Superintendente. 


Por: Rosângela Dias


A Central de Ação Voluntária (CAV) comemorou 20 anos de existência em 18 de outubro. Criada como parte do Programa de Humanização do Serviço Social Médico, a CAV vem realizando diversas ações com objetivo de amenizar a dor e trazer mais alegria a pacientes, usuários e funcionários do hospital. As atividades desenvolvidas nesses anos contaram com parcerias, como com os Drs. Palhaços, Guarda Civil Metropolitana (GCM), cinoterapia, Polícia Militar, cantores, músicos e artistas independentes.

Também pelo trabalho de seus voluntários na área do Posso Ajudar, Visita Solidária, Brinquedoteca e da Biblioteca Circulante, onde os funcionários são contemplados com empréstimo de livros para o alívio das tensões do trabalho.

As datas comemorativas não ficam esquecidas. Os voluntários confeccionam lembrancinhas para distribuição aos usuários e pacientes internados, enfeita os departamentos em datas importantes do calendário da saúde e participou e promoveu eventos realizados antes da pandemia.

Durante todo esse tempo muitos voluntários passaram pela CAV, que conta hoje com 23 cadastrados. Alguns estão em atividade desde 2002, quando foi promovido o 1º Curso de Capacitação de Voluntários e formada a primeira equipe de voluntários.

“Vinte anos se passaram e somos muito jovens ainda. Temos muito a aprender e a oferecer. Esperamos que o tempo nos ofereça esta oportunidade” disse a coordenadora do voluntariado do HSPM, Fátima C. Nicoletti, que reforçou que as atividades estão suspensas em virtude da pandemia, porém, “os voluntários anseiam pelo retorno ao trabalho”.