Cuidar do Meio Ambiente é uma questão de saúde no HSPM

Este é o 3º ano consecutivo que o Hospital participa da Conferência Municipal Produção Mais Limpa da Cidade de São Paulo

No último dia 24 agosto, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, foi realizada a 10ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. O evento contou com um público de aproximadamente duas mil pessoas, entre elas, estudantes, ambientalistas, autoridades do Município e do Estado. A solenidade contou ainda com a presença do Prefeito Gilberto Kassab, que falou do compromisso e da importância desta Conferência em prol do Meio Ambiente.

É muito gratificante participar da Celebração de 10 anos de Conferência Pro-dução Mais Limpa da Cidade de São Paulo. Na oportunidade, registro o compromisso e a importância da preservação desta cidade, a Prefeitura desempenha diversas ações, com resultados positivos, entretanto, a cons-cientização e as atitudes do cidadão paulistano farão desta grande metrópole uma cidade ainda melhor”, afirma Kassab.

O tema da Conferência inclinou-se para a “Pegada de Carbono” e as temáticas das plenárias trouxeram discussões como: a Contribuição da metrópole de São Paulo para a Pegada de Carbono do planeta; Pegada de Carbono e seus reflexos sociais e econômicos; Como reduzir nossa Pegada de Carbono. O proponente do evento, o Vereador Gilberto Natalini, fez leitura da carta compromisso e nela expressou-se a luta pelas causas ambientais, segundo a visão médica e de cidadão paulistano.


Com espaço garantido pela organização do evento, o HSPM pôde apresentar nos anos de 2009 / 2010 os programas de Captação e Reutilização de Água do Sistema de Gases Medicinais e o Descarte Correto do Glutaraldeído, este ano voltaram a ocupar seus lugares, mas tiveram a companhia do painel: Cuidar do Meio Ambiente é uma questão de saúde no HSPM, este concentrou diversas ações realizadas pelos profissionais do Hospital nos últimos três anos, os gráficos apontam o declínio do consumo de óleo de cozinha e o aumento da coleta de pilhas e baterias, além do processo continuo para redução e economia de água, luz e gás. A reciclagem de diversos é outro desafio, materiais como cartucho de impressora, fitas, tonners, plásticos, vidros, entre outros, tem destinação correta, a participação é espontânea e muitos trazem de suas casas. Em março de 2009 o Hospital recebeu Menção honrosa, vejo o quadro ao lado.

O HSPM é patrimônio do funcionário público, e seus profissionais têm mos-trado por meio de atuações o comprometimento com os valores e responsabilidade social e de preservação ambiental, cumprindo com a missão em atender, cuidar e ensinar com excelência”, comenta a superintendente em exercício Dra Flávia Ivana Pallinger.

O HSPM mantém-se preocupado com as causas ambientais, e lança “Campanha 2011” com três eixos: Seja Consciente - tem por objetivo mostrar como pequenas atitudes do dia a dia podem proporcionar um melhor local de trabalho; Você Sabia? - divulga informações para o trabalhador de como a adoção de uma nova postura pode influenciar o Meio Ambiente; Você & o Meio Ambiente - em sua 1ª fase tem como foco o descarte de resíduos do Hospital, aborda ainda o tema da Reciclagem.

Assista o vídeo do Descarte Correto do Glutaraldeído: