Dia da Saúde e da Nutrição

31 de março

          Imagem  ilustrativa de vegetais e pessoas segurando os vegetais nas mãos
Imagem ilustrativa Freepik. com


No dia 7 de abril de 2022, foi divulgada a pesquisa do Vigitel (2021), e alguns dados apresentados evidenciaram uma preocupante realidade: aumento do sobrepeso (57,2%) e da obesidade (22,4%); 18,2% das pessoas pesquisadas relataram o consumo de 5 ou mais ultraprocessados no dia anterior ao inquérito; 14% relataram que consomem refrigerantes ou sucos artificiais 5 ou mais vezes por semana; 1 em cada 6 adultos não realizam atividade física; e 66% da população relataram exposição com mais de 3 horas diárias em frente a telas. E é aí que está a importância do Dia da Saúde e da Nutrição: repensar as próprias práticas de autocuidado e alimentação. Para tratar mais sobre o assunto e sanar as principais dúvidas, nesta edição do HSPM Responde, conversamos com a Dra. Amanda Caroline Carlos Menezes, Doutora em Nutrição em Saúde Pública e Chefe de Equipe II da Seção Técnica de Assistência da Nutrição.

1. Qual o objetivo e a importância do dia da saúde e da nutrição?
O dia da saúde e da nutrição nos dá um momento para refletir sobre as práticas de autocuidado, considerando a alimentação e outros hábitos que interferem na nossa saúde. Também é uma importante data para discutir sobre promoção de saúde e prevenção de doenças associadas ao estilo de vida, bem como estratégias governamentais de apoio à educação alimentar e atividade física.

2. Que tipo de atitude confere uma boa saúde alimentar?
Ter como base da alimentação, a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados; consumir refeições equilibradas compostas por verduras/ legumes, cereais, leguminosas e um alimento fonte de proteína; evitar o consumo de alimentos ricos em sal, açúcares e gorduras; evitar bebidas e alimentos prontos para consumo. A alimentação deve ser realizada com prazer e os costumes regionais devem ser preservados.

3. Quais doenças são acarretadas por uma alimentação ruim?
Hábitos alimentares não saudáveis elevam o risco no desenvolvimento de obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo II, dislipidemias, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

4. Quais as ações do HSPM para conscientizar sobre a importância de uma boa alimentação?
O HSPM conscientiza sobre hábitos de alimentação saudável, por meio de informativos mensais (e-mail, folder, cartazes), grupos educativos, semanas comemorativas e dispõe de equipe técnica para atendimento ambulatorial.