Atividades da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa neste início de ano

Eventos e reuniões têm como intuito o acolhimento e instruções aos novos médicos residentes

No dia 14 de fevereiro, foram premiados os melhores trabalhos de conclusão de curso dos médicos
residentes que atuam no HSPM.

Setenta e cinco participantes ocuparam amplamente o Anfiteatro Dr. Argos Meirelles e puderam entender a missão e a visão da instituição, no que se refere ao trabalho direcionado à pesquisa em saúde, avanço da ciência, melhoria do cuidado ao paciente e aos aspectos éticos e humanos na formação dos especialistas.

Foram premiados sete trabalhos nas seguintes especialidades: clínica médica, especialidades clínicas, especialidades cirúrgicas, cirurgia básica, ortopedia e traumatologia. A maior parte dos temas teve como foco a COVID-19.
O hospital estimula o desenvolvimento do conhecimento científico, em um processo de melhoria contínua. Além disso, disponibiliza, de forma online, em seu site institucional, um acervo com bases de dados, revistas e livros eletrônicos a todos que tiverem interesse em aprofundar os conhecimentos em áreas específicas da saúde.

Em continuidade às atividades, no dia 1 de março aconteceu a Recepção dos Novos Médicos Residentes de 2023. A solenidade a abertura contou com a presença da Superintendente em exercício, Dra. Flávia Ivana Pallinger; do Diretor do Departamento Técnico de Atenção à Saúde, Dr. Marcos Yoshio Yano; da Diretora da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa, Dra. Juliane Cristina Burgatti; do Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Dr. Pedro Marcos Santinho Bueno de Souza e da Presidente da Associação dos Médicos Residentes, Dra. Rafaelle Fiquene de Brito Filgueira.

Durante o evento, o Dr. Pedro Marcos Santinho Bueno de Souza conduziu a Aula Inaugural de Direitos e Deveres dos Médicos Residentes do HSPM, e o Dr. Bruno Rodrigues de Miranda, Coordenador do Centro Cirúrgico, ministrou a Aula de Mentoria aos participantes.

Entre o conteúdo programático e as atividades de interação, a recepção teve duração total de três horas. O público-alvo foram os médicos residentes, além de diretores, coordenadores, preceptores dos programas de residência médica e colaboradores da equipe multiprofissional.

A residência médica é uma importante etapa para a formação dos jovens médicos. No Servidor, o Programa de Residência Médica existe há mais de 40 anos. Alguns profissionais que fizeram residência médica nessa instituição são hoje profissionais do quadro médico e contribuem para o desenvolvimento de um cuidado em saúde cada vez mais humanizado para com os servidores públicos do município de São Paulo.

Seguindo o calendário da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa (GTEP), no dia 8 de março houve a reunião do Colegiado da Coreme, às 9h, realizada no anfiteatro, com a presença dos supervisores dos programas de residência médica. O encontro ocorre mensalmente e diversas pautas inerentes à residência médica são apresentadas e aprovadas por este colegiado. No fim da reunião, foi feita homenagem ao Dr. Waldemar Mazar Junior, coordenador da Clínica Médica, que neste ano está completando 40 anos de trabalho no hospital.