Tecnologia avança no HSPM com aquisição de novo equipamento laboratorial

Equipamento utiliza a técnica de MALDI-TOF

Nos dias 13 e 14 de março foi realizada, no Serviço Técnico de Análises Clínicas (localizado no 5º andar), a inauguração do Equipamento que utiliza a técnica de MALDI-TOF ( Matrix Assisted Laser Desorption Ionization Time Of Flight) para identificação de bactérias, leveduras e fungos filamentosos.

Na presença do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, da Superintendente do HSPM, Dra. Elizabete Michelete, da Chefe de Gabinete do HSPM, Dra. Flávia Ivana Pallinger, da Diretora do Departamento de Apoio Técnico (DAT), Dra. Mônica Ahmed, dos diretores do HSPM, da equipe da Seção Técnica Controle Infecção Hospitalar, e da Coordenação e Biologistas do setor de Microbiologia do HSPM; foram apresentadas as características e benefícios dos resultados obtidos através da nova técnica utilizada.

Os testes comumente usados na rotina para identificação de microrganismos requerem um período de tempo de 48 a 72 horas. Com a utilização do Espectrofotômetro de Massa (MALDI-TOF), após o crescimento da colônia (cerca de 24h), o laudo com o resultado pode ser obtido em minutos, otimizando a terapêutica antimicrobiana, com período de internação mais curto, melhores resultados clínicos, redução de custos e melhor atendimento ao paciente.

A técnica MALDI-TOF consiste em um processo no qual, após o crescimento do agente infectante em placa com meio de cultura, uma amostra do material é colocada em uma matriz (lâmina especial) que sofre incidência de luz ultravioleta (laser) e gera calor, fazendo com que as proteínas presentes na superfície da amostra sejam pulverizados e subam pelo tubo. O equipamento compara a massa molecular e a velocidade das proteínas (específicas para cada microrganismo) com o seu banco de dados, fazendo sua identificação de forma mais precisa e rápida.

O valor total do investimento para compra do equipamento foi R$ 1.370.000,00, sendo 1 milhão provenientes de emenda parlamentar do Vereador Celso Giannazi (de 2022) e R$ 370.000,00 financiados com recursos do próprio hospital.