Cuidar do Coração é o Melhor Remédio

No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração

No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse precioso órgão e, principalmente, ensinar a prevení-las. A prevenção deve começar cedo, pois muitas vezes não aparecem sintomas e a detecção tardia pode tornar o tratamento, apenas um paliativo.

Você sabia que as doenças cardiovasculares são responsáveis por um elevado número de mortes? E que é resultado da combinação de vários fatores de risco - como: Hipertensão Arterial, Colesterol aumentado, Tabagismo, Diabetes, Stress, Obesidade, Sedentarismo, e conta ainda com outro fator de risco, o Genético, este, não tem como evitar!

A Hipertensão Arterial 'pressão alta', muitas vezes é assintomática e por isso é chamada de 'assassina silenciosa', não tem cura, quando associada à obesidade, tabagismo, colesterol elevado ou diabetes, o risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral aumenta significativamente. Com origem familiar em 95% dos casos o tratamento consiste basicamente na diminuição da ingestão de sal, redução de peso e medicamentos controlados.

Quanto ao tabagismo, este é um dos piores inimigos para o coração. O tabaco causa taquicardia, ou seja, contração dos vasos sanguíneos, lesão da camada interna das coronárias, aumentando a coagulabilidade do sangue. O colesterol aumentado, causa obstrução das artérias e o Diabetes propicia efeito maléfico sobre a função do músculo cardíaco, já a obesidade tende a ter altas taxas de colesterol no sangue, outro fator é o emocional, por isso, nada de stress, evite mágoas, ressentimentos. Cuide de seu coração, estabeleça metas e mude alguns hábitos, veja algumas dicas: