Gerenciamento de resíduos é tema de curso para servidores

A palestra foi realizada no anfiteatro do HSPM

Por Davi Castro

O HSPM tem adotado uma política voltada ao cuidado com o meio ambiente e descarte correto do lixo gerado no dia a dia.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Saúde (PGRS) visa aumentar o engajamento dos servidores na prevenção de impactos ambientais, adotando os processos adequados no controle de resíduos no hospital. Para isso, tem desenvolvido diferentes ações práticas e de conscientização junto aos diferentes setores.

Em junho teve início um cronograma de cursos com foco no tema e a primeira turma contou com 52 participantes. A palestra sobre o plano de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde aconteceu no dia 19, no anfiteatro do 9º andar e foi ministrada por Antônio Augusto Fonseca, Técnico de Segurança do Trabalho, com apoio de Carlos Alberto Durso Carneiro, Presidente da Comissão de Resíduos.

Devido à presença de organismos patogênicos, o descarte incorreto do lixo sempre constituiu uma fonte especial de disseminação de doenças na população. As ações promovidas pela Comissão têm como finalidade mitigar o impacto no meio ambiente decorrente do descarte incorreto destes materiais no hospital, sendo uma dessas iniciativas a identificação de resíduos por categoria: comum, infectante, radioativo, químico e reciclável.

O processo utilizado compreende:
a) Separação, acondicionamento, transporte adequado e seguro dos resíduos;
b) Classificação, potencial de risco de acidentes e infecção dos resíduos;
c) Incentivo às práticas de redução de resíduos, como por exemplo: impressão consciente ( utilizando os dois lados da folha) e uso da garrafa e caneca ao invés de copos descartáveis;
d) Identificação das lixeiras com símbolos e alertas de perigo das classes de resíduos;
e) Coletas interno e externa seguras e seletivas, com separação dos recicláveis e transporte por veículos de coleta específicos;
g) Orientações quanto ao uso de equipamento de proteção Individual (EPI) pelos servidores.