26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes

Data tem como objetivo conscientizar sobre fatores de risco, diagnóstico e prevenção

 Arte: Jéssika Amorim
Texto: Thays Reis

No dia 26 de junho é lembrado o Dia Nacional do Diabetes. O Dr. Raphael Sanches Veloso, Médico Endocrinologista do HSPM, traz abaixo informações sobre o tema.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma enfermidade crônica caracterizada pela baixa produção e/ou diminuição da ação da insulina, o hormônio responsável por auxiliar na captação de glicose (açúcar) no sangue. Essa patologia pode ser classificada em tipo 1, tipo 2, Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). Além destas, outras formas de DM que são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

O DM tipo 1 pode surgir em qualquer idade e não tem causa conhecida. Esta condição se dá quando o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina. Já o tipo 2 ocorre em associação ao excesso de peso, má alimentação e sedentarismo, fatores que prejudicam o aproveitamento adequado da insulina nas células.

Algumas pessoas podem apresentar uma condição anterior ao diabetes estabelecido, que é chamada de pré-diabetes. Trata-se de um sinal que o corpo dá quando os níveis de glicose estão elevados, porém não preenchem critérios para o diagnóstico de DM. Pacientes com obesidade e hipertensão arterial podem apresentar esta condição.

Já no DMG, as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal temporariamente durante a gravidez, contudo, a gestante e o bebê apresentam risco maior de desenvolver a doença no futuro. Normalmente, esse tipo afeta de 2% a 4% das gestantes.

Para a prevenção da doença, é essencial realizar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool, tabaco e diminuição do estresse.

Cartaz com informações acima