Dr. Alexandre Crippa Sant Anna

Entrevista com o Médico Urologista e Coordenador da Seção Técnica de Urologia do HSPM

Não foi sua primeira opção fazer medicina, há 20 anos, ingressou na faculdade de economia onde cursou por dois anos, mas resolveu deixar o curso e ingressar na carreira de medicina por entender sua verdadeira vocação, ser médico. Destaca que não se arrepende, a época entedia que desta forma poderia ajudar as pessoas, e enfatiza que é apaixonado pela especialidade de urologia.

“Eu fiz faculdade de medicina em Santos na Fundação Lusíadas, depois vim para São Paulo fazer Residência, toda minha trajetória de Residência Médica foi no HSPM, primeiro na cirurgia geral e depois na urologia.”

Dr. Crippa, como é chamado pelos colegas, cursou outras especializações fora do HSPM, e por meio de concurso público, retornou após cerca de seis anos para o setor de urologia, onde assumiu como preceptor. Após toda essa trajetória, hoje é o Coordenador da Seção Técnica de Urologia. A frente deste serviço, há dois anos, ressalta o importante apoio que esta gestão (2009 – 2012) junto ao serviço de urologia.

“Atualmente a equipe de urologia atende em média 800 a 1 mil pacientes/mês, hoje nós não temos fila de espera para cirurgia, este número é zero. Isso devemos a esta gestão. Lembro que quando assumi a coordenação, existia uma defasagem muito grande de material, o nosso material tem vida útil. Hoje nós temos todo material necessário e com isso temos operado todos os dias!”.

O coordenador diz que os avanços chegaram ao campo das contratações de profissionais, foram mais cinco assistentes, além de aquisições de equipamentos e insumos que contribuem com a qualidade do atendimento ao paciente, bem como com as ações de ensino e pesquisa, fato que colaborou para o recredenciamento deste serviço em 2012, junto à Sociedade Brasileira de Urologia.

Para finalizar, o coordenador deixa uma mensagem especial a toda sua equipe pela sinergia e comprometimento pelo serviço público:

“Tudo que foi dito, devo a toda equipe de urologia, digo que como coordenador eu só na verdade ajudo em alguns pontos, mas com o apoio de todos, creio que nós aprendemos muito. Hoje tudo é feito da melhor maneira possível, não conheço nenhum outro lugar que tenha o serviço de urologia que o HSPM tem hoje”, finaliza.