HSPM empossa novo Superintendente

Dr. Paulo Kron Psanquevich, 44 anos, médico e especialista em administração hospitalar.

 ...da Trajetória Acadêmica à Carreira Profissional.

O médico gastroenterologista, formou-se pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), cursou residência médica no Hospital das Clínicas da FMUSP, tendo realizado estágio no exterior junto ao Policlínico Santa Orsola Malpigh, Universita Di Bologna, Itália.

Especializou-se em administração hospitalar pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e é membro do Comitê Científico do Seminário Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - QUALIHOSP, vinculado à Fundação Getúlio Vargas. Em 1994 prestou concurso público e ingressou no serviço da clínica médica do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), sendo que à época, houve oportunidade e se efetivou na Prefeitura de São Paulo. Logo depois, assumiu o serviço de um posto de saúde na região oeste da cidade. Médico de Carreira da Prefeitura de São Paulo, foi Chefe de Clínica Médica e Gerente de SADT do Hospital Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (Vila Nova Cachoeirinha) - (2002-2004); Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - (2005-2006) e Presidente do Comitê Gestor de Estruturação da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM)-(2007-2008). Foi ainda Membro Titular do Segmento Governo do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo por dois mandatos consecutivos e Presidente do Comitê de Fiscalização da AHM (2009); foi Assessor Especial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Coordenador da Gerência Hospitalar (COGERH) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP)(2009-2012). Em 06 de dezembro de 2012, retorna a esta casa e assume o cargo de Superintendente do HSPM.

...o HSPM e a transição 2012 / 2013

Na bagagem, ampla experiência na vida pública, o superintendente relata conhecer o HSPM desde sua infância e lembra da excelência no atendimento prestado. A época, a senhora sua mãe empossada como diretora escolar do município, tornava legítimo o direito à assistência médica e hospitalar. Ressalta que o corpo clínico e as diversas equipes de trabalho, sempre foram um grande mérito para esta Unidade de Saúde, e que o resgate de muito que se perdeu ao longo destes anos, deve ser o foco principal, enfatiza:“O principal é o Servidor Público, linha mestra desta gestão”, disse Dr. Paulo Kron.

O superintendente disse que o primeiro foco, e o torna público, é sobre o encaminhamento dos Projetos de Lei, que visa instituir premiações, com base na Lei 13.766/04 do HSPM. No momento encontra-se em SMS, isso significa que após a tramitação nas diversas esferas (SMS, SEMPLA, Finanças, Executivo Municipal e Câmara Municipal de SP), a remuneração dos empregados públicos poderá igualar-se com a dos servidores públicos municipais. O segundo foco, provem dos recursos Federais (Ministério da Saúde), por conta dos atendimentos aos Munícipes - SUS. Na medida do seu incremento, tornarão possível melhorias para o HSPM no intuito de valorizar os funcionários por meio das condições de trabalho, bem como no atendimento do usuário. O terceiro foco é o PCCS (Plano de Empregos Públicos, Carreiras, Salários e Remuneração), e deverá tramitar na CMSP e no Executivo. Reforça que tudo demanda tempo e requer orçamento, disse ainda que apesar do HSPM ser uma Autarquia, certamente poderá contar com o apoio da SMS e Prefeitura em mais este importante avanço para os profissionais do HSPM.

Em menos de quinze dias de gestão, o superintendente falou para este veículo que visitou diversos setores do hospital e teve a oportunidade por reiteradas vezes em reafirmar aos funcionários o seu compromisso, referindo-se à busca de melhorias para os profissionais deste hospital. Entre tantos compromissos já realizados, participou neste mês de duas reuniões do Conselho Gestor - CG, e diz fazer questão de participar de todas as outras, uma vez que vê no CG, enquanto controle social, a força destes membros que fiscalizam políticas públicas, e espera que a participação deste colegiado seja ativa em todos os processos desta gestão, que intitulou como Gestão Itinerante, Transparente, Democrática e de Portas Abertas, dentro de uma visão legalista e administrativa, em prol do melhor serviço possível a ser prestado ao usuário, finaliza o superintendente.