Haddad recebe ambulâncias para o SAMU-SP e estreita parceria com Governo Federal

Prefeito recebeu da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as chaves das novas ambulâncias do SAMU-SP; Ministro anunciou novas parcerias na Saúde

O prefeito Fernando Haddad recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a chave de 84 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A entrega aconteceu na sexta-feira (25) - data do aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo -, durante evento em Itaquera, na Zona Leste.

Os novos carros foram incorporados à frota do SAMU-SP em substituição aos modelos existentes, com o intuito de otimizar a demanda de atendimento. Dessa forma, o Serviço segue com o número de sua frota atual, que contempla 171 unidades (140 em operação e 31 de reserva técnica). A presidenta Dilma Rousseff enfatizou a sua alegria ao entregar as novas unidades do SAMU-SP. “Estou feliz pelas pessoas que estão nas ambulâncias, que têm generosidade e grande capacidade para atender a população”, disse. Durante discurso, a presidenta enalteceu a eficiência do Serviço e afirmou que o SAMU-SP é a referência do País.

Ao receber as chaves das novas unidades, o Prefeito Fernando Haddad agradeceu o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelas novas ambulâncias e prometeu firmar outras parcerias na Saúde para melhorar as filas no SUS.

Na ocasião, Haddad ressaltou a rapidez no atendimento do SAMU-SP. “O SAMU da cidade de São Paulo é um exemplo de eficiência do serviço público. O tempo médio de atendimento para casos de urgência é de até 10 minutos – menor que a média nacional”, disse Haddad.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também falou sobre a importância do SAMU para a cidade de São Paulo e conscientizou a população sobre os trotes. “Cada pessoa que passa um trote no SAMU impede que uma vida seja salva”, ressalta. Padilha anunciou um investimento de R$ 70 milhões para a criação de 16 UPAs 24 Horas e a implantação da Rede Hora Certa, que reunirá consultas, exames e pequenas cirurgias no mesmo lugar.

Durante o evento, o Prefeito entregou 300 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida e assinou projetos de lei solicitando a cessão de terrenos para a construção de um campus da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e para a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Prefeito também assinou três convênios com o Ministério da Saúde para combater as enchentes e o deslizamento em áreas de risco na Zona Leste.