CRS Leste e IPGG capacitam profissionais na Prevenção de Quedas

Quedas de idosos no Brasil assumiram dimensão de epidemia

por: Maria Cecília Figueiredo


A Coordenadoria Regional de Saúde Leste da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, participou, nos últimos dias 27 e 28, de duas oficinas de Capacitação em Prevenção de Quedas em Idosos para profissionais de saúde da Atenção Básica.

As quedas e suas consequências para as pessoas idosas no Brasil têm assumido dimensão de epidemia. Aproximadamente 30% dos idosos brasileiros já caíram. Destes, 50% ficaram com a mobilidade reduzida e de 5% a 10% tiveram fraturas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de um milhão de casos de idosos pelo mundo que fraturam o fêmur, 600 mil casos são do Brasil – 90% destas fraturas causadas por quedas.

Em 2006 foram R$ 49.884.326 direcionados a internação de idosos por fratura de fêmur, no Brasil. Até dezembro de 2008 foram investidos pelo SUS R$ 39 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose.

Frente ao aumento da longevidade no Brasil e um investimento cada vez maior do SUS em tratamentos de fraturas de pessoas idosas, a Coordenadoria Regional de Saúde Leste está buscando ampliar a formação de seus profissionais para prevenção de quedas e não apenas o tratamento.

Durante a programação, além da parte teórica, os profissionais das 7 supervisões de saúde tiveram oportunidade de trocar experiências e, com o apoio dos técnicos do IPGG, debater os riscos com medicamentos, ambiente, problemas de equilíbrio e de força muscular e de problemas com os pés. Todos os participantes puderam participar das quatro oficinas. Nelas foram realizadas vivências e simulações, dramatizações, jogos, sempre finalizados com rodas de conversa mediadas por interlocutoras de saúde do idoso.

O evento, que reuniu em dois dias 240 profissionais da CRS Leste, além de alguns profissionais de outras coordenadorias, foi encerrado com uma oficina de Dança Circular.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Leste, Claudia Afonso de Castro, a iniciativa agora será multiplicada a todos os serviços de saúde da região, na Semana de Quedas, que qcontece no final do próximo mês.