Secretários estaduais do Rio de Janeiro visitam SAMU 192

Titulares da Saúde e Defesa Civil conhecerão o serviço nesta quarta-feira, 06/02

A Secretaria Municipal da Saúde recebe nesta quarta-feira uma comitiva do Governo Estadual do Rio de Janeiro, a partir das 09h, na Rua Jaguará, 858 – Bom Retiro, para apresentar o trabalho feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Os secretários da Saúde, Sérgio Luiz Cortês, e da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, acompanhados por técnicos estaduais, irão conhecer a Central de Atendimento e Regulação do SAMU, bem como o sistema de geoprocessamento que mapeia as informações das ocorrências conforme a geografia da cidade.

Por meio desse sistema o SAMU-SP faz, a cada seis meses, estudos e análises sobre os seus números de atendimentos, bem como do tempo de deslocamento.

A Central 192 recebe, diariamente, de 8 a 9 mil chamados, dos quais 1.200 geram atendimento. São 140 ambulâncias e 38 motolâncias nas 100 bases, distribuídas em todas as regiões da cidade.

 

Convênio Prefeitura-Estado

Desde 2008, SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193) estão integrados nas bases das ambulâncias e no sistema de atendimento, no sentido de otimizar a assistência às urgências na cidade de São Paulo.

O Sistema Integrado de Atendimento Pré-hospitalar no Município de São Paulo consiste na automação do redirecionamento das chamadas dos números 192 e 193 e da utilização da vídeo conferência entre as duas centrais, o que permite agilização dos atendimentos, em especial, dos mais graves. Isto permite também o compartilhamento de imagens e informações.

Em dezembro de 2010, novo convênio foi assinado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de São Paulo, desta vez, para a implementação da atividade delegada, na qual bombeiros já estão contribuindo na operacionalização de viaturas do SAMU-SP.

 

Certificação internacional do SAMU-SP

O tempo de resposta do SAMU-SP caiu de 35 minutos, em 2004, para até 10 minutos, em 2011 (para o Nível 1), graças à modernização do sistema da Central 192. Isso permitiu que, em abril de 2012, o SAMU-SP recebesse o título de Centro de Despacho de Emergências Médicas de Excelência, da Academia Internacional de Despacho de Emergência Médica (www.emergencydispatch.org).

Com isso, o SAMU-SP é o primeiro serviço móvel de atendimento a urgências e emergências a conquistar essa certificação na América Latina.

Por ano, o SAMU-SP recebe quase 3,3 milhões de ligações, o que o torna, atualmente, o maior centro de emergência médica do mundo. Esse posto era ocupado pela cidade de Londres, que recebe 1,7 milhão de ligações anuais.