Você tem mania de quê?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade

Manias de contar os degraus da escada, encontrar padrões em tudo, lavar as mãos e limpar a casa diversas vezes. Você sabia que existem pessoas que vivem desse jeito? Os casos citados são alguns sintomas do TOC.

A ansiedade é inerente aos seres humanos, é um estado de alerta. O aumento dessa ansiedade é que pode gerar diversos tipos de transtornos, dentre eles o TOC. É quando as manias ocorrem repetidamente e passam a atrapalhar no cotidiano saudável das pessoas.

O portador do transtorno é invadido por ideias impulsivas e indesejáveis de que algo ruim pode acontecer caso não dê vazão às manias. Essas obsessões-compulsivas geradas por pensamentos estranhos são criadas para causar uma falsa sensação de alívio.

O indivíduo não sossega enquanto não cumpre rituais criadas por ele mesmo. Nada pode estar fora do lugar ou sujo, com um perfeccionismo exacerbado, para a realização de determinada atividade.

Dizem que ninguém é normal de perto. Não pense que você tem TOC só porque leu esta matéria. A procura de um médico para o diagnóstico é fundamental, pois existem vários graus da doença e as causas verdadeiras ainda não foram descobertas.

O tratamento pode ser à base de medicamentos, utilizando-se antidepressivos que regulam os níveis de serotonina --substância responsável pela transmissão de dados entre os neurônios -- ou não medicamentoso, com a chamada terapia comportamental -- que proporciona aos pacientes mecanismos para superar o TOC.