A umidade relativa do ar está baixa em SP

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade entre 12% e 20% determinam uma situação de alerta

O inverno está aí, e atualmente o ar está seco. Atualmente, a umidade relativa do ar está baixa (18%) e tende a cair mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade entre 12% e 20% determinam uma situação de alerta. Mas esse quadro pode mudar até sábado, nesse tempo doido de São Paulo. Enquanto não muda, veja algumas sugestões contra a secura do ar.

Os umidificadores de ar podem ajudar, mas é preciso atenção em relação ao tempo de utilização dos mesmos. O uso excessivo do umidificador pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, por isso é recomendado não dormir com o aparelho ligado durante toda a noite. O ideal é ligá-lo com antecedência de três a quatro horas e desligá-lo antes de deitar-se. Quando a pessoa for para o quarto, já estará uma situação boa de umidade. Quem possui aparelhos mais sofisticados, com timer, pode regulá-lo para desligar sozinho durante o sono.

Umidificações à moda antiga, como a utilização de baldes de água e toalhas molhadas, são soluções simples e bem-vindas, pois podem ficar no quarto durante toda a noite.

Beber água e hidratar o nariz com soro também são formas de driblar o ar seco que pode desidratar as mucosas do nariz, garganta e faringe, causando inflamação ou acirrando doenças respiratórias.

Fique esperto. Utilize umidificadores de ar com moderação e hidrate-se à vontade.