Iniciativas criativas e saudáveis

Colaboradores da Rede Básica da zona sul demonstraram em seminário como novas ideias podem atingir grandes resultados na comunidade

 E se a Unidade Básica de Saúde perto de casa fosse um lugar onde, além de cuidar da saúde, as crianças pudessem ouvir histórias dos mais variados enredos? Isso já acontece na UBS Parque Fernanda, na zona sul da capital, e foi uma das experiências de sucesso apresentadas nesta quinta-feira (1) durante o 1° Seminário de Experiências Exitosas da Estratégia Saúde da Família da Supervisão Técnica de Saúde do Campo Limpo, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Durante o evento foram apresentadas diversas iniciativas inovadoras das Unidades, na intenção de multiplicar as experiências e inspirar outros colaboradores. Foram cerca de 40 projetos inscritos, dos quais 25 foram selecionados para expor um banner com fotos e informações da proposta no hall de entrada do prédio do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), sede do evento e fonte de mão de obra para a Saúde Pública: alunos da graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e pós-graduandos em Saúde Coletiva realizam estágio em 12 UBSs da região.

O evento foi sediado pela Unasp como uma contrapartida ao estágio, prevista em Lei. “Somos muito gratos à Prefeitura de São Paulo porque eles são os detentores da gestão da Saúde Básica e é deles o único local onde podemos ensinar (aos alunos) a lidar com a realidade vocês”, disse a coordenadora de estágios da área de Saúde da Unasp, Vivian Zorzim.

Outra iniciativa que surpreendeu pela simplicidade e eficiência foi a de Humanização da Vacinação Infantil. Com atividades como brincadeiras, apresentações de palhaços e jogos oferecidas para os pequenos, a UBS Vila Prel ultrapassou a meta de vacinação de 800 crianças e conseguiu imunizar mais de 1.200 este ano. A UBSs chegou até a oferecer oficinas da prática de humanização. “A intenção é desmistificar o jaleco branco”, disse a enfermeira Danielle Machado Lopes.

Na avaliação da coordenadora Regional de Saúde, Tânia Zogbi, o seminário serve para fortalecer o trabalho desenvolvido nas UBSs e valorizar a promoção à Saúde. “Vamos promover e ampliar outras iniciativas como esta, pois sabemos como são importantes para orientar a população de forma lúdica. Vamos cuidar da Saúde, mas também focar na prevenção”, disse.

Os trabalhos premiados receberam certificado de participação e terão os nomes divulgados na Rede São Paulo Saudável, no canal Profissional.

 

Grupo de dança de música cigana