Hipertensão

A Hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta”, é herdada dos pais em 90% dos casos

Essa é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar até paralisação dos rins. Ela está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.

Os sintomas normalmente aparecem quando a pressão sobe muito, podendo causar dores no peito, dor de cabeça, tonturas, visão embaçada etc.

A Hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Com a ajuda de um especialista para determinar um método adequado para seu caso, indicando algum tipo de medicamento especifico, com o objetivo de não deixar a pressão ultrapassar a média de 12 por 8.

Para melhores esclarecimentos, conversamos com o cardiologista Dr. Amaury Zatorre - Saúde do Adulto (SMS):

1- Qualquer elevação de pressão é sinal de hipertensão?
A elevação da pressão arterial igual ou maior que 140 x 90 mmHg é um sinal de alerta e devemos pensar em um quadro de hipertensão instalada.

2- Qual a importância da caminhada para o hipertenso?
Exercícios como caminhadas promovem reduções de pressão arterial (PA), estando indicados para a prevenção e o tratamento da hipertensão. Para manter uma boa saúde cardiovascular e qualidade de vida, todo adulto deve realizar pelo menos cinco vezes por semana, 30 minutos de atividade física moderada de forma continua ou acumulada, desde que em condições de realiza-la.

3- Quem tem Hipertensão pode frequentar a academia?
Em exercícios de musculação, recomenda-se que sejam realizados entre duas e três vezes por semana, por meio de uma a três séries de oito a 15 repetições. Recomenda-se também, a avaliação médica antes do início de um programa de treinamento estruturado e sua interrupção na presença de sintomas. Em hipertensos, a sessão de treinamento não deve ser iniciada se as pressões arteriais sistólica e diastólica estiverem superiores a 160 e/ou 105 mmHg, respectivamente.

4- Existe alguma relação entre insônia e pressão alta?
Os indivíduos que sofrem de distúrbios do sono tipo insônia crônica têm maior probabilidade de se tornarem hipertensos crônicos e maior risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal dialítica.

5- Qual o procedimento correto na hora de medir a pressão?
Algumas condutas como: o preparo apropriado do paciente, o uso de técnica padronizada e de equipamento calibrado.

Se você sofre desse problema e ainda não sabe lidar com ele, aqui vão algumas dicas para serem adotadas no seu dia a dia:

- Adote uma vida saudável, pratique o hábito da caminhada diariamente e inclua alimentos saudáveis no seu cardápio, diminuindo o sal da comida;

- Não interrompa o uso da medicação nem diminua a dosagem por sua conta. Siga as indicações de seu médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos;

- Não fume, pois o cigarro estreita o calibre das artérias, dificultando ainda mais a circulação do sangue.