Secretário confirma construção de Hospital de Parelheiros

Hospital Municipal de Parelheiros terá 250 leitos. Prefeitura está comprando terreno

                                                                                                      (foto: Edson Hatakeyama)


Secretário José de Filippi Jr. participa de plenária realizada no CEU Parelheiros 

 

No último dia 17, sábado, o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr., participou de uma plenária organizada pelo Movimento Popular de Saúde de Parelheiros (Zona Sul) e confirmou a construção de um hospital municipal na região. “Já estamos na fase de compra do terreno ”, disse. Cerca de 400 pessoas lotaram o pátio do CEU Parelheiros para participar do encontro. O hospital é uma das reivindicações mais antigas da região, que abriga atualmente mais de 130 mil moradores.

Parelheiros não recebia a visita de um secretário municipal de Saúde havia cerca de dez anos. Filippi falou de sua satisfação em se encontrar com moradores do bairro e do orgulho pela conquista do hospital após anos de luta do movimento de saúde local. “Nada vai substituir a força de vocês. Estamos juntos na mesma batalha”, disse. O Hospital Municipal em Parelheiros terá 250 leitos e será erguido em um terreno próximo ao CEU Parelheiros. “Já temos uma equipe contratada para fazer o projeto. Queremos um hospital de qualidade, que possa suprir as necessidades da população”, disse Filippi.

Ao abordar os problemas relativos à falta de médicos na região – um problema que afeta a saúde pública em todo o país – o secretário frisou a importância de formar médicos que atuem nos bairros mais distantes do Centro da cidade. “Gostaria que vocês soubessem que o Hospital de Parelheiros também formará médicos em residência, gente que trabalhará em sua comunidade”, afirmou Filippi referindo-se ao futuro hospital-escola.

Parelheiros também ganhará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - que funciona como unidade intermediária entre a UBS e os hospitais – onde hoje funciona o P.S. São José. Entre outros compromissos de obras e melhoria de serviços por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Filippi também anunciou que já foi comprado um terreno para a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD (Álcool e Drogas) e outro para a UBS Jardim dos Álamos.