Médicos intercambistas do ‘Mais Médicos’ visitam unidades de saúde de São Paulo

Inscritos no programa federal puderam ter o primeiro contato com os usuários do Sistema único de Saúde (SUS)


UBS Cupecê Doutor Waldomiro Pregnolatto e AMA Cupecê recebem visita dos médicos intercambistas (foto: Edson Hatakeyama)

 

Na manhã desta sexta-feira (30) a UBS Cupecê Doutor Waldomiro Pregnolatto e a AMA Cupecê, localizadas na região Sudeste da cidade, receberam a visita dos médicos intercambistas – estrangeiros ou brasileiros formados no exterior - que se inscreveram para participar do Programa Mais Médicos e que irão atuar em municípios do estado, incluindo a cidade de São Paulo.

Na ocasião, os profissionais das unidades apresentaram para os médicos intercambistas como é o funcionamento dos estabelecimentos e a estrutura para promoção e prevenção à saúde. Além disso, os intercambistas tiveram a oportunidade de ter contato direto com os usuários da Rede Municipal.

A médica portuguesa Maria Augusta Ferreira irá atuar em uma das UBSs do município de São Paulo e diz estar entusiasmada para o início de suas atividades. “Em Portugal eu atuava como médica do serviço familiar que também é da rede pública e poder conhecer as unidades de saúde é fundamental para que possamos compreender suas atividades e nos ajudará a por em prática nossos conhecimentos”, disse.

A cidade de São Paulo receberá 10 médicos estrangeiros e 6 médicos brasileiros que estudaram no exterior e que irão atuar em 14 UBSs. Os profissionais contratados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais, serão médicos Generalistas e receberão bolsa de R$ 10.000 mensais.

Cabe ressaltar que os profissionais participarão de um curso de especialização em Atenção Básica à Saúde em instituições públicas de educação superior brasileiras promovidos pela Universidade Aberta do SUS (UnaSUS). O início das atividades dos médicos brasileiros no município será no dia 2/9 e 16/9 para os médicos intercambistas.

Dos dias 26/8 a 13/9, os profissionais intercambistas participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação preconizado e previsto no edital do Ministério da Saúde (MS).