O Mal de Alzheimer

Doença neuro-degenerativa sem cura que causa grande impacto na vida do paciente e da família.

Por Jéssica Venâncio

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e 6 por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer. 

Trata-se de uma doença neuro-degenerativa. No começo a pessoa pode se lembrar de fatos que ocorreram anos atrás, mas esquecer do que acabou de fazer á 5 minutos. É um tipo de doença que causa grande impacto na vida do paciente, pois com o avanço do quadro ele passa a depender totalmente das pessoas mais próximas para ajudar na sua higiene pessoal e alimentação.

Normalmente é algum membro da família que passa a dedicar grande parte do seu tempo aos cuidados necessários a esse caso.
As causas do Alzheimer ainda são desconhecidas, embora ela atinja geralmente pessoas com idades mais avançadas.

Não existe tratamento específico, o mais comum é a prescrição de remédios, porém vale lembrar que esse tipo de medicamento não é usado na intenção de prevenir a doença, pois ela não tem cura. Pode apenas amenizar ou retardar os efeitos no estágio inicial.

Uma boa forma de prevenção para esse problema é manter sempre a cabeça ativa e uma boa vida social, inseririndo exercícios para a memória no cotidiano. Uma boa leitura, jogos de caça-palavras e Sudoko de jornais, por exemplo, ajudam não só passar o tempo como exercitam a mente também.