Você já tomou shake?

O shake é a última moda em matéria de alimentação,uma espécie de suplemento alimentar em pó

Por Raoní Telles


O shake é a última moda em matéria de alimentação. Uma espécie de suplemento alimentar em pó de diversos sabores, batido com leite ou polpa de suco. Ótimo para quem não tem tempo para se alimentar direito. Mas será que tomar shake é realmente bom para saúde? Existem divergências e controvérsias até mesmo entre os nutricionistas a respeito da utilização do produto.

Uma corrente não recomenda a ingestão dos shakes de forma alguma. Ela defende sempre ser estudada a individualidade do paciente. Os nutricionistas demoram horas calculando dietas, adequando nutrientes para que se possa ter um resultado efetivo e nada substitui uma refeição balanceada.

Já outra corrente diz que alguns nutrientes que não são sintetizados no organismo humano devem ser obrigatoriamente adquiridos através da alimentação. É o caso dos ácidos graxos essenciais. Existem suplementos alimentares compostos por esses ácidos que podem melhorar a qualidade de vida, complementar uma alimentação deficiente nesses nutrientes, entre outros objetivos específicos.

A suplementação pode ser útil em complementar a ingestão de alimentos e melhorar a qualidade de vida, mas, é importante ressaltar que ela não faz milagres. Ainda com o uso de suplementos, existe sim a necessidade de se adquirir hábitos mais saudáveis; a suplementação não substitui a alimentação.

Mas e aí, skake ou não shake? Eis a ingestão.

Seja que corrente for, a favor ou contra a suplementação de nutrientes por shakes, todos os nutricionistas recomendam consultar um especialista antes de entrar em qualquer dieta por conta própria.