Saúde e Beleza

Hábito adotado por homens e mulheres requer atenção e exige alguns cuidados de segurança na manipulação da higiene nos materiais de uso

Por Zenildes Mota

A cutícula é a pele que atua como matriz protetora das unhas. Sua retirada abre as portas para a entrada de fungos, bactérias e vírus no organismo. O hábito de fazer as unhas em casa pode levar as pessoas a deixar alguns cuidados de higiene de lado. Isso pode causar infecções e trazer graves consequências para a saúde.

Certos cuidados são necessários antes da retirada das cutículas, como a hidratação, ou manter os dedos imersos na água morna por alguns minutos. A retirada da cutícula não é um método recomendável. O ideal seria apenas afastar a cutícula com uma espátula preservando, assim, a saúde das mãos ou dos pés. Se a pessoa optar por retirar, deve tomar o cuidado de não retirar em excesso e provocar ferimentos no local.

Uma grave doença transmitida pela extração de cutículas é a Hepatite C. A falta de cuidados com os instrumentos de uso pode ser a porta de entrada para a transmissão do vírus, que em salões de beleza podem ser contaminados e contaminar tanto o cliente como o profissional. A utilização de luvas e a esterilização de todos os materiais cortantes e de metais nestes locais é o método de segurança mais recomendável.

Em domicílio, antes de começar a fazer as unhas, é necessário verificar se os materiais de uso estão limpos e higienizados. A higienização pode ser feita com álcool 70%, mesmo sendo um kit particular.