Trabalhadores da zona Sul se preparam para 5ª Conferência Nacional da Saúde Indígena

Profissionais da UBS Vera Poty participaram da etapa local da conferência que foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro na Faculdade de Saúde Pública da USP

Por Mayara Carlis

 



A Faculdade de Saúde Pública da USP sediou entre os dias 11 e 12 de setembro, das 8h às 17h, a Conferência Local de Saúde Indígena. O evento faz parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional da Saúde Indígena. Com o tema “Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada", o encontro reuniu cerca de 100 participantes. Entre eles estiveram indígenas, gestores e trabalhadores da área da saúde, como por exemplo, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Coordenadoria de Saúde, Supervisão Técnica de Saúde, FUNAI e Hospitais de Referência ao atendimento da população indígena e o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

No encontro foram discutidas mudanças na atual Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Na pauta de discussões, foi discutido como preparar os trabalhadores de saúde para atuar nas comunidades indígenas respeitando os costumes e as diferenças culturais, as formas de garantir que os trabalhadores da saúde se dediquem à saúde indígena, como qualificar a formação em saúde indígena, a melhor forma de contratação para os trabalhadores da saúde indígena e a importância da educação permanente para a qualificação das ações.

Por meio de voto dos 60 delegados eleitos, foram aprovadas 16 propostas para serem validadas na etapa distrital, que ocorrerá nos dias 01 e 02 de outubro, em Curitiba. O evento ainda contou com apresentações de danças típicas da cultura indígena.

                                                                                                                  Foto: Patrícia Vieira

Luiz Caracai, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) foi um dos que participaram do encontro.
 

 

Eixos temáticos

Os eixos temáticos da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena são:

I – Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas);
II – Controle Social e Gestão Participativa;
III – Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional;
IV – Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

A Conferência

Iniciada no começo de abril, a 5° Conferência Nacional da Saúde Indígena (CNSI), realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), tem por objetivo provar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

A programação do evento dividiu-se em três etapas: local, distrital e por último nacional (26 a 30 de novembro), que será realizado em Brasília.

No último debate, que vai acontecer no âmbito nacional, todas as questões que foram levantadas no contexto local e distrital serão consideradas para que uma proposta de melhoria unificada seja definida.