Funcionários da CRSSUL discutem Inteligência Emocional

Mais de 40 funcionários participaram das atividades lúdicas para reforçar o poder da mente

Por Mayara Carlis 



Dinâmica sobre contos de fada foi usada para que funcionários pudessem, de forma lúdica, descobrir qualidades e defeitos em si próprios.(Foto: Mayara Carlis)

 

Realizada no dia 10 de setembro, na Coordenadoria Regional de Saúde – Sul, o Workshop “Inteligência Emocional” levou os funcionários a viajar a um mundo fantástico para conseguir observarem suas qualidades e defeitos como indivíduos.

Histórias famosas como: João e Maria, Cinderela, A Cigarra e a Formiga e a Bruxa do ano 2026, ganharam vozes e interpretações variadas dos funcionários, que entraram de cabeça na brincadeira.

Segundo a palestrante e coaching Lucila Ferraz Marques, o objetivo principal foi fazer com que as pessoas percebam as virtudes e os vícios desses personagens de contos de fadas para depois, em um segundo momento, perceberem os seus próprios. “Dentro das histórias havia personagens fortes, em alguns ficava mais fácil identificar essas características. E é isso que normalmente fazemos com as pessoas”, explicou Lucila.

“Todos temos os nossos pontos fortes e fracos. O que acontece é que não ligamos para os pontos fortes porque achamos que todas as pessoas as possuem. Entretanto, não aceitamos o nosso ponto fraco, ficamos preocupados em como resolvê-lo, esquecendo-se de ressaltar o lado positivo. O ideal é conseguir o equilíbrio”, concluiu a palestrante.


Inteligência Emocional

No seu livro “Inteligência Emocional", o psicólogo Daniel Goleman aponta a inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso de um indivíduo.

Ele explica que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Por isso, profissionais com qualidades de relacionamento humano como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
O psicólogo mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:

1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.

2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.

3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.

4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.

5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Promoção e bem-estar

O Workshop faz parte do “eSPAlhando Qualidade de Vida II” – As boas práticas de promoção à saúde voltadas aos servidores da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos profissionais e sua carreira profissional na Prefeitura de São Paulo. Para certificação o curso é validado em quatro pontos sendo exigida apenas a presença em 70% das aulas.

O próximo encontro está previsto para o dia 17 de outubro, das 9h30 às 12h, no Auditório da Coordenadoria. Nesta data, o tema discutido será: “Participação Popular e Qualidade de Vida”.


A  palestra de Lucila Ferraz Marques agradou a todos os funcionários.(Foto: Mayara Carlis)