Ação de cidadania na Vila Natal terá plantio de árvores

Agentes Comunitários de Saúde e funcionários da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizam demarcação das calçadas e ruas na zonal sul que vão receber o mutirão de plantio

Por Mayara Carlis

Foto: Mayara Carlis


Calçadas foram marcadas para receberem mudas de árvores do Verdejando.  

Funcionários da UBS Vila Natal, na região de Capela do Socorro, fizeram ontem (19/09) uma sensibilização na comunidade onde serão plantadas mudas do projeto “Verdejando São Paulo”. No total, mais de dez agentes comunitários de saúde foram às ruas participar da territorialização e demarcação das áreas que vão receber o plantio em outubro (veja mais informações abaixo).

Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente foram escolhidas 50 espécies de arvores distribuídas em 13 ruas. As mudas foram escolhidas a dedo para se adaptarem às condições das ruas, calçadas e fiação da região.

Ivan Munhoz, Gestor Local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), ressalta que a Prefeitura apoia o projeto Verdejando porque ele escolhe áreas areadas para o plantio de árvores ajudando a tornar São Paulo mais verde e com mais qualidade de vida.

“O PAVS apoia esse trabalho porque acredita que é importante promover uma agenda integrada entre saúde e meio ambiente. Temos diversos trabalhos focados na questão, como o de arborização e diversidade. Com ações simples de conscientização é possível realizar a promoção da saúde com os moradores”, explica Ivan.

Mutirão de plantio

O projeto Verdejando na Vila Natal será lançado oficialmente dia 5 de outubro, das 9h às 13h. Mas até lá as atividades educativas com população tendem a continuar. No dia do lançamento, a ação de cidadania vai promover o plantio de árvores, limpeza e atividades de conscientização com a população.

Um ponto curioso a ser destacado, e que ajudou na escolha da região para o evento, foi os nomes de suas ruas que tem nomes de árvores frutíferas: ruas Banana Natal e Goiaba Natal, entre outras.

“Os nomes das ruas do bairro fortaleceram o projeto, pois curiosamente o bairro tem nome de árvores frutíferas, mas não tem áreas frutíferas. Por isso estamos desenvolvendo essa atividade”, ressalta Ivan.

Promoção da saúde

Entre os inúmeros benefícios que as árvores oferecem, tais como absorver água da chuva evitando enchentes e fornecer flores e frutos, podemos afirmar que elas também fazem muito bem para a nossa saúde. É que elas produzem oxigênio e capturam gás carbônico, diminuem a poluição do ar e suavizam ruídos, além de tornar o clima mais agradável. O que acaba contribuindo na redução de casos de doenças respiratórias, por exemplo.

Quem se interessou e quiser obter uma muda de árvore, pode comparecer à Marquise do Parque Ibirapuera, aos sábados e domingos e retirar a sua. Outros parques também fazem a distribuição gratuita de mudas.

O Verdejando é uma iniciativa da Rede Globo e tem entre os parceiros a Subprefeitura de Capela do Socorro e Secretarias da Saúde, Educação e Verde e Meio Ambiente.

Foto: Mayara Carlis


Agentes Comunitários da UBS Vila Natal fazem atividade de reconhecimento do território.